Copa das Confederações

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Alemanha tenta repetir Brasil e França na Copa das Confederações

Ultimamente, chegar à competição com status de campeão do mundo não tem resolvido

AFP
Escrito por

Chegar à Copa das Confederações com o status de campeão do mundo não é necessariamente significado de título. É por isso que a Alemanha precisa abrir o olho se quiser repetir o feito de Brasil e França, únicos campeões mundiais em vigência que faturaram a competição.

Ao todo, em sete edições de Copa das Confederações, só em três o campeão do mundo ficou com a taça. Enquanto o Brasil levantou a taça duas vezes na condição de campeão do mundo (1997 e 2005), a França faturou a taça com a histórica geração de Zidane e Cia ainda no auge, em 2001.

Para se ter uma noção de que não é tão simples assim para o campeão do mundo ficar com a Copa das Confederações, nas duas últimas edições, nada de título para quem tinha faturado a conquista mais importante anos antes.

Em 2009, por exemplo, na África do Sul, a Itália - dando um aperitivo do vexame que protagonizaria no ano seguinte - nem da primeira fase passou. Em 2013, a Espanha - que curtiu a vida adoidado no Brasil - perdeu na final para a Seleção Brasileira, com um show dos anfitriões por 3 a 0, no Maracanã.

O desafio da Alemanha é provar que esse time jovem convocado por Joachim Löw para a competição na Rússia é capaz de "honrar" o feito da Nationalmannschaft em 2014.

Se para a Alemanha seria, em tese, "só mais uma conquista", o Chile encara a competição como a chance de conquistar a primeira taça internacional, em competição da Fifa, fora das disputas no âmbito da Conmebol. Mas Löw garante que o time está com apetite:

- Eles estão com ambição suficiente para ganhar o Chile. É uma grande final para nós, é o local em que gostaríamos de estar.

Campanha dos campeões do mundo

1997 - Brasil (Campeão)
2001 - França (Campeã)
2003 - Brasil (4º lugar)
2005 - Brasil (campeão)
2009 - Itália (primeira fase)
2013 - Espanha (vice-campeã)

*O repórter viaja a convite da Gazprom