Bridgestone Libertadores

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Antes de duelo, Cruzeiro e River fazem ação em comunidade de BH

Jogadores das duas equipes foram em projetos com foco em educação, esporte como meio de inserção social de crianças e jovens 

A ação foi realizada na manhã desta segunda-feira, 29 de julho- (Vinnicius Silva/Cruzeiro)
Escrito por

Adversários em um confronto bastante esperado pela Copa Conmebol Libertadores, Cruzeiro e River Plate uniram forças e marcaram um gol de placa na manhã desta segunda-feira, em Belo Horizonte.

As duas instituições, das mais respeitadas do futebol sul-americano, prestaram um gesto de solidariedade ao projeto “Voa, Popular”, que atua na região da Vila Andiroba, no bairro São Paulo, e é voltado para as crianças e adolescentes residentes na área, fomentando a educação e a perspectiva de futuro através do lazer e do esporte, especialmente o futebol.

Atletas das duas equipes também marcaram presença no evento. Representando o Cruzeiro, o zagueiro Léo, bastante engajado em causas sociais, falou da importância do esporte como agente social na educação dos jovens de hoje em dia.

-Um projeto social fantástico, gosto desse tipo de ação. São algumas coisas que favorecem a sociedade, como tirar as crianças da violência, das drogas, dando a elas uma nova perspectiva, um novo futuro. O esporte exige bastante disciplina, nos ensina questões da vida, de obediência, disciplina com hierarquia, horários. O futebol me ensinou muito. Foi o esporte que me deu alguns ensinamentos. Com certeza, para essa criançada, tem sido algo fantástico. O esporte estimula, ensina, e com certeza eles estão aprendendo várias questões do mundo e da vida- disse o atleta cruzeirense.

Ao lado de Léo, os jogadores Germán Lux e Bruno Zuculini, do River Plate, distribuíram diversos materiais oficiais dos clubes para os jovens atendidos pelo projeto e contaram um pouco de suas experiências através do esporte. Os mascotes Raposão e Raposinho também prestigiaram o encontro, fazendo a festa com os jovens atendidos pelo projeto.

Italon Valim, da ASS Sports, um dos incentivadores, agradeceu e destacou a importância das ajudas de Cruzeiro e River Plate para o engrandecimento da causa.

-Para nós é um privilégio estar de volta aqui no campo do Popular, fazendo uma parceria com o Cruzeiro e o River Plate. Em breve teremos muitas coisas aqui com o Cruzeiro, um trabalho de captação para a base. É uma alegria receber Cruzeiro e River. A mensagem que eu sempre deixo quando vou a uma comunidade é para que eles não desistam. Coloquem as coisas nas mãos de Deus, pois o futuro está aí. Precisamos sempre buscar o melhor, para que nós e nossos familiares possamos viver melhor- ressaltou.

Já Paula Trindade, Gerente de Eventos e RP da Raposa, falou do compromisso do Clube com ações desta natureza.

-Além de ser um clube campeão nos gramados, o Cruzeiro sempre se destacou pela sua preocupação com ações sociais fora das quatro linhas. Nós sempre estamos atentos a diversos projetos como o ‘Voa, São Paulo’ porque entendemos que a nossa instituição possui um papel fundamental no fomento do esporte especialmente como fator social, que colabore para a educação dos jovens e na formação deles como cidadãos. Nós organizamos essa visita junto com o River Plate, na pessoa da Clara, e ficamos felizes que eles também abraçaram a causa, mostrando que o futebol vai muito além do que acontece dentro de campo-disse.


O Projeto

O “Voa, São Paulo” é realizado no campo do Popular, que fica bem próximo à Vila Andiroba, região nordeste de Belo Horizonte.

O projeto nasceu da vontade de dar aos jovens daquela localidade uma opção de lazer que seja segura e ainda traga a eles uma perspectiva diferente da que eles convivem diariamente, como o tráfico e a violência. Sempre às terças e quartas, às 18h, as luzes do campo se acendem e os meninos chegam para brincar. Emerson Dida e Moacir Zoreia são os responsáveis por ensinar aos garotos alguns fundamentos do futebol.

-É muito importante ter o Cruzeiro e o River colaborando com a gente. Este projeto não visa lucro algum. O Popular cede o espaço para nós. Os meninos precisam e querem jogar futebol. Vira e mexe estou treinando os meninos. Esse apoio vai fazer com que eu tire mais meninos da rua. É bom para mim e bom para eles. Através do futebol quero ver se consigo fazer uma adaptação na vida deles, que eles possam crescer, ter um sonho. Estamos aqui para ajudar e somar-relata Zoreia.

O propósito do projeto é formar pessoas responsáveis, éticas, respeitadoras, trabalhadoras e cientes de que podem ser o que quiserem e podem voar alto, dentro do campo e fora dele.

Às terças, os treinos são para crianças até 12 anos. Às quartas, as atividades são voltadas para crianças de 6 e 7 anos, e adolescentes de 12 a 15 anos.