Bizz BORRAR

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Montadoras investem no futebol para conquistar brasileiros

Torcida - Brasil x Alemanha (Foto: Gustavo Andrade/ AFP)
Escrito por

A Nissan é a nova parceira da TV Globo nas transmissões do futebol neste ano. Segundo a montadora japonesa, o acordo representa “o maior projeto de comercialização do mercado publicitário brasileiro”. A empresa está escalada nos intervalos dos jogos transmitidos pela emissora na Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores, Copa Sul Americana, Copa América e Estaduais, além das partidas da seleção. A marca também patrocina os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A parceria entre a Nissan e a Globo reforça a participação das fábricas de automóveis no futebol do Brasil. Desde 2014, a Chevrolet patrocina a seleção. Substituiu a Volkswagen, antiga patrocinadora da CBF. Muitos clubes do país também têm um histórico de patrocínio com montadoras. O Palmeiras, por exemplo, firmou acordos com a Fiat (2007-2008 e 2010-2012) e com a Kia Motors (2012-2013), fora a parceria pontual com a Chery (2014). O Atlético-MG assinou contrato com a Fiat em 2008, ano que comemorou o centenário. Em 2013, o Vasco fechou acordo de quatro anos com a Nissan. Acabou rompido pela montadora depois de cinco meses, devido ao vandalismo praticado por torcedores em confronto contra o Atlético-PR, em Santa Catarina, pela última rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. Já o Flamengo recebeu patrocínio da Peugeot (2013-2014) e da Jeep (2015).

* Acompanhe notícias sobre marketing esportivo, em O Negócio é Esporte. No rádio, na web e no Diário Lance!