Saúde/Fitness

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tatuador dos famosos, Hctor Valentim lista cuidados para não danificar a tatuagem durante atividades físicas e ao ar livre

Hctor Valentim Camacho deu algumas dicas para proteger as tatuagens e, assim, evitar infecções ou mesmo a perda da cor (Foto: divulgação)
Escrito por

Com o aumento exponencial do número de praticantes de exercícios ao ar livre durante a pandemia, os dermatologistas ratificaram a importância de se proteger a pele contra a exposição ao Sol. Outra preocupação é com as tatuagens, sejam elas recentes ou não.

Tatuador de atletas de diversas modalidades, incluindo os jogadores da Seleção Brasileira de futebol Ederson, Gabigol e Gabriel Jesus, Hctor Valentim Camacho deu algumas dicas para proteger as tatuagens e, assim, evitar infecções ou mesmo a perda da cor.

"Quem acabou de se tatuar deve esperar pelo menos 15 dias até voltar a ter contato direto com o Sol, portanto, é importante dar uma pausa nos exercícios ao ar livre. Nesse período, é importante passar a pomada quatro vezes ao dia durante sete dias. Após, passar creme nívea durante 15 dias. A partir do 16º dia pode-se fazer uso de protetor solar na região. Até lá, banho somente de chuveiro e com água fria. Nem pensar em banho de piscina ou muito menos no mar durante esses 20 dias", explica o especialista.

Outra dúvida bastante comum é em quanto tempo o recém-tatuado pode voltar a fazer esforço físico. De acordo com Hctor, é necessário ter bastante cuidado nos primeiros dias, já que no processo da tatuagem a pele sofre uma espécie de efeito sanfona.

"Caso seja apenas correr ou qualquer outra atividade branda, é recomendado cautela nas primeiras 24 horas. Já para exercícios que exigem mais esforço, como musculação, a gente pede um intervalo de cerca de sete dias, até a cicatrização. Antes disso, como a pele estica e volta, pode ser que aconteça alguma deformidade no desenho. É importante também, nesse período, não consumir alimentos como carne suína, camarão, ovo, pimenta e chocolate", alerta o tatuador.