Saúde/Fitness

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Projeto prevê cuidados com a saúde bucal de atletas

Entidades esportivas ficam responsáveis pela educação, prevenção e tratamento dos atletas<br>

Imagem de Lawrence Benard por Pixabay
Escrito por

Foi aprovado por unanimidade no dia 13 de julho, o Projeto de Lei 11.163/2018, que garante cuidados específicos de saúde bucal (prevenção e tratamento) de todos os atletas brasileiros, na Comissão do Esporte, da Câmara dos Deputados. De autoria do Deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO), o Projeto segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Casa.

Na prática, o projeto assegura aos atletas, profissionais e em formação, além da seguridade à sua integridade física, mental e sensorial, cuidados especiais com a sua saúde bucal. Com isso, as entidades esportivas ficam responsáveis pela educação, prevenção e tratamento dos problemas da saúde bucal e pelos cuidados iniciais frente aos traumatismos dentários ocorridos nos treinamentos e competições, em seus atletas, qualquer que seja o vínculo mantido com eles.

Prevenção e tratamento

Para o Deputado Carlos Gaguim, que é Presidente da Frente Parlamentar da Odontologia no Congresso Nacional, a saúde bucal dos atletas sempre foi negligenciada pelas entidades esportivas e, por isso, se faz necessária a aprovação do PL 11.163/2018. O Parlamentar defende que como não é incomum a ocorrência de acidentes e traumatismos dentários durante a prática esportiva, são necessários cuidados específicos de prevenção, como os protetores bucais utilizados em algumas modalidades, assim como o tratamento de eventuais doenças e de traumas, que, a depender da modalidade praticada, podem ser extremamente comuns.

Segundo o Presidente do CFO, Juliano do Vale, a aprovação se faz necessária para que a saúde bucal seja incluída como parte da assistência integral do atleta, considerando o risco elevado de lesões articulares e musculares.

“O Cirurgião-Dentista é capaz de prevenir e tratar patologias da cavidade bucal para melhoria do rendimento esportivo do atleta, garantindo assim, a manutenção da saúde sistêmica. O entendimento social sobre a importância do exercício da Odontologia é fundamental para ampliar esse cuidado como direito à saúde integral”, completou.

O relatório do Deputado Federal Luiz Lima (PSL-RJ) foi decisivo para aprovação, por unanimidade na Comissão. A defesa do Parlamentar evidenciou dados relevantes à Odontologia, a exemplo de pesquisas recentes que comprovam a relação entre a saúde bucal e o desempenho do atleta.