Saúde/Fitness

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pilates no solo é opção simples e eficiente de combate ao sedentarismo

Atividade já é praticada por pessoas de diferentes idades

Aula de pilates no solo (Divulgação)
Escrito por

Praticado em tatames ou até mesmo colchonetes, o pilates no solo consiste em movimentos utilizando o peso do próprio corpo. Seus exercícios focam mais em alongamento, flexibilidade, equilíbrio e fortalecimento muscular. Entre os benefícios estão força, melhora na respiração e maior flexibilidade.

Embora a procura da atividade seja maior pelo público feminino, o pilates é recomendado para homens também. Um bom exemplo de utilização da técnica de pilates no solo vem de Itaguaí, a prefeitura da cidade, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, começou a dar aulas gratuitas da modalidade de solo para os moradores locais. Quem tem mais de 12 anos pode participar. Basta comparecer à Praça Mont Serrat, segundas, quartas e sextas, entre 9h e 10h, levando documento de identificação, comprovante de residência, atestado médico e foto 3x4.

- A ideia é sensibilizar a população sobre a importância de atividades físicas. Esse projeto reduz o sedentarismo atual e tem como objetivo diminuir o atendimento no posto de saúde. A gente espera melhorar a qualidade de vida da população, focando em aspectos como resistência física e mental, aumento da flexibilidade, correção de problemas posturais, concentração, tonificação da musculatura e melhora da coordenação motora - explica Fábio dos Santos Ferreira, secretário de Esporte e Turismo de Itaguaí.

- Nesses primeiros dias, recebemos mulheres na faixa dos 30, 40 anos e também idosas. Pretendemos impactar positivamente na promoção da saúde de todos, incluindo aqueles que sofrem de hipertensão, diabetes e outros tipos de doenças. Deste modo, a atividade entra como auxiliar no tratamento para melhorias na condição da saúde - emendou o secretário.