Saúde/Fitness

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Itaguaiense Manu Aparecida é campeã Sul-Americana de ginástica

Campeã Sul-Americana, Manu Aparecida integra a seleção brasileira desde os 10 anos de idade (Foto: divulgação)
Escrito por

A ginasta Manoella Aparecida, carinhosamente chamada de Manu, 16 anos, foi ouro em sua estreia na categoria juvenil, que engloba atletas entre 15 e 17 anos, no campeonato Sul-Americano realizado do dia 9 a 14 de novembro em Ibagué, na Colômbia. Além do título no individual, a atleta de Itaguaí também conquistou a prata na disputa de trios.

"Conquistar o ouro neste campeonato significa que estou no caminho certo na busca para realizar meus sonhos e que todo o meu esforço e o apoio da minha família está dando frutos! E uma frase que me vem à cabeça é que 'a sorte está presente na vida de quem se dedica ao máximo!'", celebra a campeã.

Ginasta desde os seis anos, Manu integra a seleção brasileira desde os 10. Apesar da pouca idade, seu currículo é digno de uma veterana: são mais de 50 medalhas, entre títulos nacionais, continentais e até mesmo um vice-campeonato mundial, conquistado em Portugal em 2019. Apesar do extenso histórico, ela afirma que é apenas o início da caminhada.

"Meu objetivo no momento é ser finalista do próximo campeonato mundial no individual, ano que vem. Para isso, tenho que continuar conquistando títulos em campeonatos como pan-americanos e seletivas. Apesar de estar ranqueada para disputar o Pan-americano no México, em dezembro deste ano, não devo ir por falta de recurso.", revela a brasileira.

Confira abaixo o bate-papo completo com a campeã:

O que significa esta conquista para você?

Conquistar o ouro neste campeonato significa que estou no caminho certo na busca para realizar meus sonhos e que todo o meu esforço e o apoio da minha família está dando frutos! E uma frase que me vem à cabeça é que 'a sorte está presente na vida de quem se dedica ao máximo!

Qual foi o momento mais marcante dessa viagem?

Escutar o hino nacional no lugar mais alto do pódio.

São seis anos representando o Brasil pelo mundo, muitos títulos e mais de 50 medalhas. Dá para eleger as principais conquistas?

Compito internacionalmente desde os meus 10 anos. Já participei de copas do mundo, pan-americanos, sul-americanos e mundiais. Para mim todas as conquistas são valiosas, mas vou destacar esta última, no Sulamericano do último domingo, e também a de prata na Copa do Mundo em Portugal.

Qual o próximo objetivo?

Meu objetivo no momento é ser finalista do próximo campeonato mundial no individual, ano que vem. Para isso, tenho que continuar conquistando títulos em campeonatos como pan-americanos e seletivas. Apesar de estar ranqueada para disputar o Pan-Americano no México, em dezembro deste ano, não devo ir por falta de recursos.

A quem, além da sua dedicação e talento, você credita esta conquista?

A minha maior riqueza é a minha mãe. Ela vai em busca dos meus sonhos junto comigo! Acredita até o último segundo que vamos conseguir patrocínio para eu competir. Minha mãe faz total diferença nos campeonatos porque, além de ser uma mãe espetacular, ela também é fisioterapeuta e nós, atletas, desgastamos muito o nosso corpo nos treinos e principalmente campeonatos, então, além de fazer a diferença como mãe, também me auxilia muito no meu bem-estar físico. Além de tudo isso, ela ainda me lembra sempre que Deus não dorme e vê todo meu esforço diário nos treinos, vê que faço a minha parte me dedicando e sabe que o dia vai chegar, que nunca mais deixarei de ir para uma competição por falta de patrocínio, como aconteceu agora em 2021 no Mundial e para o Pan-Americano.

Também dedico ao meu treinador Luis Ramiro Lima, que é um profissional extraordinário e um ser humano maravilhoso. Quero agradecer de todo o meu coração as empresas que fizeram parte dessa minha conquista da medalha de ouro no Sulamericano: BS tecnologia, Fluxo Med, Supra Alimentos, Valores e Negócios, Boutique de festas, G10 empresas, Colégio CEM e Escola Técnica Objetivo.

Para quem quiser te acompanhar, quais suas redes sociais?

Instagram @Ginasta Manoella Aparecida
Tik Tok: @manoellaaparecida
Facebook: Ginasta Manoella Aparecida