Saúde/Fitness

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Incentivo para a prática de esportes para mulheres acima dos 50 anos

Influenciadora encontrou na prática esportiva forma de reinvenção e autoconhecimento<br>

A influenciadora Ceres Azevedo (Divulgação)
Escrito por

O sedentarismo e a falta de prática esportiva atingem mais mulheres que homens, sendo que uma em cada três não se exercitam — 66,6% delas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas essa é uma realidade que a influenciadora Ceres Azevedo, 61, tenta mudar. Com produção de conteúdo voltado para o público 50+, ela enxerga as atividades físicas como um fator de saúde e autoconhecimento.

- Alimentação e exercícios físicos são a prioridade número um da minha vida, pois são a base da minha saúde e bem-estar - garante a influenciadora, que começou a busca por uma melhora no estilo de vida quando descobriu uma doença autoimune, a Espondilite Anquilosante.

Atualmente ela opta por uma dieta antiinflamatória e exercícios como o alongamento, a caminhada e a bicicleta. Além de uma maneira de ajudar a controlar a doença, com a qual ela convive há pouco mais 5 anos, essa também foi uma maneira que Ceres encontrou de se reconectar consigo mesma.

- Reflete diretamente na minha rotina e qualidade de vida e consequentemente na minha produtividade. O que eu tento passar para as minhas seguidores é que o autoconhecimento e, consequentemente, o autocuidado começam desde a alimentação e atividade física. Quando você se conhece, você se cuida e quando você se cuida, você passa a olhar para você com mais amor - conta.

Ceres Azevedo, que tem como público-alvo as mulheres 50+, conta que sente que esse processo de aderir a um estilo de vida mais saudável ainda traz muitas dificuldades para as mulheres maduras.

- São pessoas que nunca desenvolveram esse autocuidado durante a vida e muitas vezes acreditam que não podem mais alcançar esse estado de bem-estar físico e mental. Ao passar toda a minha rotina e vivência, o que comunico é que é preciso reviver lados adormecidos por crenças quanto a idade e começar a cultivar o nosso templo, que é nosso corpo - diz.

Ao adotar uma rotina mais gentil com o corpo, ela garante que os ganhos são uma maior produtividade, menos estresse e menos cansaço, o que também abre portas para a descoberta de outras versões de si mesma.

- É um efeito em cadeia, você se conhece, se cuida, se valoriza e começa a enxergar coisas oportunidades e beleza no passar da idade - define Ceres.