Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Vadão não vê possível ouro como salvação para o futebol feminino

Técnico da Seleção questiona se conquista irá mobilizar autoridades e investidores

Vadão, técnico da Seleção feminina de futebol (Foto: Igor Siqueira)
Escrito por

Assim como os homens, o futebol feminino do Brasil ainda está em busca da primeira medalha de ouro em Jogos Olímpicos. Mas o técnico Vadão, que comanda a Seleção Brasileira na competição e estreia na quarta-feira contra a China, não vê uma possível medalha de ouro como fator responsável pela salvação da modalidade no país.

- Nós temos conversado muito em relação a isso. Por exemplo, vamos supor que ganhemos a medalha de ouro para dar um grande impulso à modalidade. Vamos admitir que a gente vença. No dia seguinte, vai ter futebol feminino nas escolas? No dia seguinte, as prefeituras vão decidir fazer uma escolinha de futebol feminino? O que nos falta é isso. O incentivo social. Nós não podemos não jogar futebol feminino no Brasil. Temos poucas equipes que jogam, mas não temos foco - disse Vadão, que ainda completou:

- Se cada prefeitura pegasse o mesmo professor que dá aula no masculino e colocasse no feminino nós teríamos hoje um Brasil muito mais forte. Essa responsabilidade da medalha para salvar o futebol feminino eu não acredito. Acho que pode dar um ganho em patrocinador, investidor, mas salvar o futebol feminino só será salvo quando todo mundo pegar e falar: "vamos desenvolver realmente a modalidade do futebol feminino no Brasil".

O Brasil de Vadão estreia na quarta-feira contra uma seleção que, na visão do próprio treinador, cresceu muito nos últimos anos.

- Quando você fala de alguns resultados da China, vemos também o desempenho. O resultado só interessa ao torcedor. A China evoluiu muito e os resultados são convincentes, um futebol moderno e competitivo. Temos que estar tranquilos e muito cientes do que estamos trabalhando - disse Vadão, que falou nesta segunda-feira no Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão.

A Seleção feminina vai estrear na quarta, mas sem sequer ter pisado no gramado do estádio de abertura. O treino nesta segunda será no Ninho do Urubu. A tendência é que a atividade de terça seja no mesmo local.