Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Usain Bolt avança para a final dos 200 m rasos e vê rivais fora

Astro jamaicano mostra que poderá sair da Rio-2016 com três medalhas de ouro ao vencer bem a semifinal e terá vida facilitada pelas eliminações de Justin Gatlin e Yohan Blake

JEWEL SAMAD / AFP
Escrito por

Não deu nem graça para os rivais. O jamaicano Usain Bolt voltou a sobrar na pista do Engenhão nesta quarta-feira, durante a semifinal dos 200 m. Em busca de alcançar uma marca inédita na história das Olimpíadas e conquistar três ouros em três Jogos seguidos, Bolt venceu com folga, cravando seu melhor tempo nesta prova em 2016, com 19s78. 

Para melhorar a vida do jamaicano na final, marcada para esta quinta-feira, ele viu a eliminação de dois de seus maiores rivais nas provas de velocidade do atletismo mundial nos últimos anos. O americano Justin Gatlin e o compatriota Yohan Blake ficaram pelo caminho e não conseguiram vaga na final.

Gatlin, medalha de prata nos 100 m no último domingo, ficou somente em terceiro na sua série, com 20s13, sendo superado pelo panamenho Alonso Edward (20s07) e pelo holandês Churandy Martina (20s10). Pior situação  foi a de Blake, apenas sexto colocado com 20s37.

Em sua série semifinal, a presença de Usain Bolt voltou a agitar o público que compareceu ao Engenhão, em menor número do que na final dos 100 m. Em sua prova preferida, na qual ele diz sonhar em bater o recorde mundial nesta Olimpíada, Bolt correu com tranquilidade e nos metros finais, visivelmente tirou o pé, até sorrindo para o canadense Andre de Grasse, que ficou em segundo, com 19s80.

- Fiquei muito feliz com a minha marca e estou confiante para a final, para alcançar o meu objetivo de sair com três ouros desta Olimpíada - disse Bolt, que ainda comentou o que foi a brincadeira entre ele e Andre de Grasse nos metros finais da prova.

- Ele parecia estar aumentando o ritmo, aí eu disse "O que você está fazendo, isto é uma semifinal". Mas na verdade ele me pressionou e me empurrou para forçar mais. Estava um pouco preguiçoso - admitiu o jamaicano.

A final dos 200 m rasos está marcada para esta quinta-feira, a partir das 22h30.