Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Tiro com arco masculino do Brasil tem vitória inédita

Bernardo Oliveira é o primeiro a vencer uma disputa olímpica na modalidade individual masculina, mas cai na fase seguinte ao ser derrotado pelo chileno Ricardo Soto por 7 a 1

Bernardo Oliveira disputou provas do tiro com arco na Rio-2016 (Foto: Jewel Samad/AFP)
Escrito por

O tiro com arco do Brasil obteve um resultado histórico na manhã desta terça-feira. Bernardo Oliveira, ao vencer o australiano Alec Potts, conseguiu a primeira vitória brasileira em uma disputa de individual masculino em Jogos Olímpicos.

Bernardo conseguiu uma vitória por 6 a 4 na primeira fase. No combate seguinte, no entanto, o arqueiro brasileiro foi derrotado pelo chileno Ricardo Soto, por 7 a 1, e encerrou a participação dele na competição.

- Eu não estava pensando nisso porque o Daniel, Marcos Vinícius (D'Almeida) e eu sabemos que temos nível para vencer. Não queremos também trazer glória cada um para si mesmo. Temos feito um trabalho de equipe muito grande - disse Bernardo.

Mais cedo, Daniel Xavier também competiu no individual e foi derrotado logo no primeiro combate por um dos favoritos ao ouro, o sul-coreano Lee Seungyun.

- Ano passado em ganhei de um coreano no Campeonato Mundial Militar. Infelizmente não deu para ganhar. Ficamos um pouco pressionados por ter o apoio, um pouco ansiosos por dar o resultado, mas estamos adorando o clima da torcida. O trabalho continua. Estamos colhendo frutos - disse Daniel.

A manhã ainda teve a derrota de Sarah Nikitin no individual feminino, sendo batida pela norte-coreana Un Ju Kang. A brasileira se emocionou ao final da prova, na conversa com os jornalistas.

- A emoção agora é quando pensamos em tudo o que passou até chegar a esse dia aqui. Independentemente do resultado, foi muito importante ter representado o Brasil e ter recebido o apoio de tantas pessoas - disse ela.

O dia no tiro com arco ainda tem a participação de mais um brasileiro. Marcus Vinícius D'Almeida, que foi o 34º no classificatório, enfrenta o americano Jake Kaminski, que foi 31º.

Na segunda-feira, Ane Marcelle dos Santos se classificou às oitavas de final do individual feminino.  Na quinta-feira, ela vai enfrentar a britânica Naomi Folkard, que obteve duas vitórias nesta terça.