Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rio-2016 fará ‘mágica’ para acender a segunda pira dos Jogos Olímpicos

Detalhes do procedimento ainda são mantidos em sigilo pelo Comitê Organizador

Presidente do COI, Thomas Bach (à direita), ao lado do prefeito Eduardo Paes e do presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman. Cartolas visitaram o trecho da Orla Conde, onde ficará uma das piras (Foto: Jonas Moura)
Escrito por

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, conheceu nesta quarta-feira uma das piras dos Jogos Rio-2016, que ficará posicionada em trecho da Orla Conde, próximo à zona portuária, durante a Olimpíada, de 5 a 21 de agosto. O assunto ainda é cercado de mistérios, mas o Comitê Organizador dos Jogos confirmou que uma "mágica" será feita para que a segunda seja acesa, logo após a primeira.

A cerimônia de abertura acontecerá no dia 5, no Maracanã. É lá que o último condutor do revezamento da chama pelo Brasil realizará o tradicional ato, que sacramenta o início do megaevento. No momento em que a pira do estádio for acesa, uma equipe entrará em ação para fazer com que o público na região central da cidade presencie o mesmo processo. No entanto, somente a segunda, no Centro, permanecerá ativa durante os Jogos.

– As duas piras são oficiais, mas não ficam acesas simultaneamente. Esta aqui é a que ficará ativa durante os Jogos. A do Maracanã acende, depois tem uma mágica que faz o fogo vir para cá e apaga lá – revelou o Diretor de Comunicação do Comitê, Mario Andrada.

Esta será a primeira vez na história dos Jogos de verão que uma cidade-sede terá duas piras. Também é inédito o fato de o procedimento acontecer fora do estádio que recebe as provas de atletismo. Inicialmente, os organizadores cogitaram levar uma das piras ao Engenhão, palco da modalidade, mas a ideia ficou pelo caminho. Pesou o interesse da prefeitura de atrair a população a uma das áreas da cidade que mais foi revitalizada por causa da Olimpíada. 

Bach circulou pelo local ao lado do prefeito Eduardo Paes e do presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, e despistou sobre os segredos. Os detalhes da mágica ainda são mantidos em sigilo, bem como o design da pira. Ela permanece coberta por tapumes, na Esplanada da Candelária.

– É muito bonita, surpreendente e haverá fogo – brincou o alemão.

Durante os Jogos, a área abrigará um live site com três telões para que o público acompanhe as competições ao vivo. Também está prevista uma programação de shows diários.