Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Queniano que cede credencial a técnico e quase é punido estreia bem

COI diz que treinador usou credencial de Ferguson Rotich não para fazer exames no lugar do corredor, mas para ir ao refeitório e libera atleta, que fica em 2º na eliminatória (800m) 

Ferguson Rotich emprestou sua credencial para o treinador da equipe de atletismo John Anzrah (Foto: Pedro Ugarte/AFP/Lancepress!)
Escrito por

Uma tentativa de jeitinho à brasileira quase comprometeu a participação do corredor queniano Ferguson Rotich nos Jogos do Rio.

Na noite de quinta-feira, ele resolveu dar uma ajudinha ao seu amigo e treinador da equipe de atletismo John Anzrah: cedeu a sua credencial para que o técnico pudesse jantar na Vila dos Atletas. Anzrah aguardava na fila com outros atletas quando o pessoa do controle de dopagem - vendo o nome de Ferguson na credencial - o chamou para fazer exames. Tentado se manter na surdina, Anzrah foi, fez a coleta e assinou os documentos. Minutos depois, arrependido, mostrou o passaporte e disse quem era na verdade.

O caso logo estourou como sendo o de um treinador tentando se passar por atleta para encobrir algum doping na equipe mais forte de meio-fundo e fundo do atletismo. O verdadeiro Rotich foi chamado às pressas, fez exames que nada constataram e ficou guardando o resultado da sindicância, que saiu nesta sexta-feira: liberado para correr.

- Havia testemunhas e ficou claro que Anzrah não substituiu o atleta para fazer um teste de doping. O empréstimo da credencial foi por outro motivo - disse o gerente de controle antidoping do COI em carta enviada para os diretores da entidade.

- Este caso ainda não está encerrado, há um comitê disciplinar estudando o caso, pode haver punição. Porém, neste momento o atleta está livre para competir - disse o diretor de comunicação do COI Mark Adams, praticamente assegurando que o corredor deverá levar uma advertência.

Aliviado, Rotich, de 26 anos, entrou na pista na eliminatória dos 800 metros no fim da manhã desta sexta-feira e se classificou para a segunda rodada ao terminar em segundo lugar na sua bateria, com 1m46seg (com o nono melhor tempo geral).

Já para Anzrah, aquele pratinho de comida que ele estava querendo para saciar a fome teve um alto preço. Foi punido pela federação queniana, que o mandou de volta para casa.