Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Prefeitura do Rio distribuirá quase 600 mil entradas à Rio-2016 e divulga ações paralímpicas

A 100 dias da disputa dos Jogos Parlímpicos, órgão carioca afirma que distribuirá quase 600 mil ingressos para a Olimpíada e Paralimpíada e ressalta ações de inclusão

Paralimpíada chega à marca de 100 dias para a cerimônia de abertura (Foto: Renato Sette Câmara/Divulgação)
Escrito por

Esta segunda-feira marca uma data especial para os amantes do esporte: 100 dias para o início da Paralimpíada do Rio de Janeiro, que terá início no dia 7 de setembro. Aproveitando a efeméride, a prefeitura carioca anunciou um plano para distribuir quase 547 mil ingressos aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, por meio de três programas distintos.

Pelo "ingresso carioca", servidores municipais do Rio de Janeiro poderão participar enviando até o dia 13 de junho, por meio do Carioca Digital, fotos e mensagens relacionados aos Jogos Rio-2016, que serão selecionadas para posterior publicação no Instagram do programa. Serão 64.524 pares de ingressos para os Jogos Paralímpicos e quase 4 mil aos Olímpicos.


Já no programa "Aluno Rio-2016", 196 mil pares de ingressos (177 mil para a Paralimpíada e 19 mil para a Olimpíada) serão distribuídos para estudantes do 1º ao 9º ano do ensino público, que alcançaram conceitos MB, B e R na avaliação do 1º bimestre.

Por fim, o "Ingresso Para Todos" atenderá pessoas com comprovada frequência pelos seis Centros de Referência da Pessoa com Deficiência e por instituições parceiras da secretaria municipal da Pessoa com Deficiência. Para o programa, foram disponibilizados 8.500 pares de ingressos aos Jogos Paralímpicos e 500 aos Olímpicos.

Daniel Dias é um dos principais paratletas do país (Foto: Reprodução)

Prefeitura do Rio de Janeiro ressalta maior acessibilidade na cidade

Na marca dos 100 dias para a Paralimpíada, a prefeitura do Rio aproveitou para ressaltar os feitos para inclusão das pessoas deficientes na cidade. Segundo o órgão, para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o local passou por uma "revitalização".

Rotas acessíveis e benefícios a pessoas portadoras de necessidades especiais foram criados nos BRTs, nas ruas beneficiadas pelo programa Bairro Maravilha, nos espaços de lazer da Região Portuária, em pontos turísticos e nos arredores de instalações esportivas, como o Sambódromo e o Maracanã.

Entre os pontos turísticos com maior acessibilidade estão locais como o Jardim Botânico, Vista Chinesa e a Mesa do Imperador. Até agosto, segundo a prefeitura, serão finalizadas as obras no Corcovado, Cinelândia e Pão de Açúcar. Entre as alterações estão a instalação de rampas e piso tátil, nivelamento de vias e calçadas e outros.

Além disso, o órgão ressaltou que a construção do Parque Olímpico foi realizada com o pensamento voltado para a acessibilidade das pessoas portadoras de necessidades especiais, seja do lado de fora das Arenas, ou dentro, assim como em outros pontos que serão usados nos Jogos, como o Complexo de Deodoro, o Maracanã, e outros.

Em São Paulo, foi inaugurado na última semana o Centro Paralímpico Brasileiro, um dos legados da Rio-2016 (Foto: Roberto Castro/ME)

Jogos Paralímpicos terão áreas culturais durante disputa

A fim de atrair um público maior para a Paralimpíada do Rio de Janeiro, a prefeitura do Rio anunciou a criação de espaços culturais que serão espalhados pela cidade durante os Jogos.

Por meio de ações das secretarias de Cultura, Turismo e da Pessoa com Deficiência, serão criados espaços a céu aberto, integrados a teatros municipais em programas, atividades e apresentações de diferentes manifestações culturais, com temas relacionados às pessoas com deficiência e/ou apresentadas por grupos compostos pelo segmento.

Além disso, live sites do Porto Maravilha e de Madureira estarão abertos todos os dias com programação até a meia-noite. Casas Temáticas de países como Alemanha, Suíça, México, Japão e Colômbia serão abertas ao público durante os Jogos Paralímpicos, com atrações típicas e intercâmbio cultural.

O projeto Praça Para Todos disponibilizará atividades circenses circenses, recreativas e experimentações de esportes adaptados em quatro praças e parques da cidade. Os locais escolhidos são o Parque Madureira, Aterro do Flamengo, Praça Niterói (Tijuca) e Praça do Trem (Estádio Olímpico).