Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Prefeito festeja Rio-2016 sem casos de zika: ‘Mais seguro que Miami’

Eduardo Paes faz crítica ao alarmismo que surgiu antes dos Jogos Olímpicos

Eduardo Paes, prefeito do Rio (Foto: JM Coelho/RMC)
Escrito por

Passados os Jogos Olímpicos, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, fez nesta terça-feira um balanço de toda a operação da cidade durante o período. Com a costumeira pitada de ironia, Paes comemorou o fato de o Rio de Janeiro não ter registrado nenhum caso de zika, ao contrário do que foi alarmado pela imprensa internacional. Paes ainda alfinetou uma famosa cidade dos Estados Unidos.

- Nenhum caso de zika no Rio de Janeiro durante os jogos. Não resisto a esse comentário. Ninguém se negou a tratar esse assunto, mas o grau de alarmismo de alguns setores da área da saúde, inclusive, levou a população a imaginar que seriam carregados por mosquito. Foi muito mais seguro ficar no Rio do que ir para Miami - disse Paes, em alusão à crescente infecção de zika nos Estados Unidos, especialmente na Flórida.

"Zika", inclusive, foi o grito provocador da torcida brasileira a cada vez que a goleira da seleção feminina dos Estados Unidos, Hope Solo, tocava a na bola no torneio de futebol. Afinal, Solo fez uma brincadeira nas redes sociais que não foi muito bem digerida: ela postou uma foto toda protegida contra mosquitos e com repelente na mão.

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, também participou da coletiva de balanço dos Jogos e pontuou o bom resultado sobre infestação dos casos.

- Por certo, muita gente ficou preocupada com esse tema. E nenhum caso foi registrado - disse Padilha.

O prefeito do Rio ainda comemorou o sucesso geral dos Jogos.

- Sempre ouvimos que o Brasil e os cariocas são marcados pelo jeitinho, improviso. Os Jogos Olímpicos mostraram mais do que isso: capacidade de planejamento, organização, trabalho sério. Nossa capacidade de resolver problemas com agilidade é uma característica muito importante, mas o sucesso dos Jogos é fruto de uma competência de um povo incrível - afirmou.