Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Por vaga nas semi, Nigéria e Dinamarca revivem grande jogo da Copa de 1998

A partida marcará também a despedida de Salvador nas Olimpíadas. No estádio, até aqui, a média de gols é de quase quatro por partida

Dinamarca vem de uma derrota por 4 a 0 para o Brasil (Fotos: Lucas Figueiredo / MowaPress)
Escrito por

Há 18 anos, duas seleções promissoras do futebol mundial protagonizaram um dos melhores jogos da Copa do Mundo da França. Naquele Mundial, em 1998, a Dinamarca surpreendeu ao bater a favorita Nigéria por 4 a 1 e avançar para as quartas-de-final -- acabaria eliminada para o Brasil, em grande exibição de Rivaldo, na sequência.

Agora, com times sub-23, Nigéria e Dinamarca voltam a se enfrentar em uma competição internacional. Desta vez, porém, por uma chance de disputar uma medalha olímpica nos Jogos do Rio 2016.

O confronto será às 16h deste sábado, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Quem vencer joga às semifinais em São Paulo, na próxima quarta-feira (17/8).

A Nigéria é novamente favorita. Venceu dois dos três jogos do Grupo B e se classificou em primeiro lugar. A Dinamarca ficou com a segunda vaga no Grupo do Brasil, após ser goleada pelos anfitriões por 4 a 0, também na capital baiana.

O técnico Niels Frederiksen , da Dinamarca, não vê coincidência entre as duas partidas, mas enxerga possibilidades dos europeus surpreenderem novamente. "Cumprimos nosso objetivo que era a classificação. Agora nosso objetivo é neutralizar a Nigéria. Acredito que possamos repetir nossas melhores atuações", disse.

E se, em 1998, os grandes astros de Dinamarca e Nigéria eram, respectivamente, Michael Laudrup e Jay-Jay Okocha, desta vez os europeus apostam no talento de Larsen (de 18 anos, do Borussia Dortmund) e os africanos jogam suas fichas em Etebo, 20 anos, que já marcou quatro vezes no torneio olímpico (todos no mesmo jogo, contra o Japão).

Além de garantir ao vencedor vaga nas semifinais, a partida deste sábado marca também a despedida de Salvador das Olimpíadas. A Arena Fonte Nova recebeu 10 jogos do futebol (tanto masculino como feminino), com altíssima média de quase 4 gols por jogo.

FICHA TÉCNICA:

Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)

Data e local: 13 de agosto de 2016, às 16h

NIGÉRIA: Emmanuel Daniel, Sincere, Shehu, Ekong e Amuzie; Etebo, Madu, Azubuike e Muhammed; Ezekiel e Sadiq Umar. Técnico: Samson Siasia.

DINAMARCA: Hojbjerg; Desler, Gregor, Da Silva e Blaabjerg; Larsen, Maxso, Jonsson e Borsting; Vibe e Brock-Madsen. Técnico: Niels Frederiksen