Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Padre que agarrou Vanderlei revela raiva ao vê-lo acender a pira

Cornelius Horan assumiu não ter gostado de ver o maratonista ser o responsável por acender a pira olímpica na Rio-2016

Vanderlei Cordeiro de Lima (Foto: AFP)
Escrito por

O Brasil inteiro se mostrou emocionado na noite da última sexta-feira. A escolha de Vanderlei Cordeiro de Lima para acender a pira olímpica no Maracanã, na cerimônia de abertura da Rio-2016, tocou o coração do brasileiro - que lembrou do motivo principal que levou Vanderlei a ser o escolhido: a maratona das Olimpíadas de Atenas-2004. Mas houve uma pessoa que não gostou de vê-lo ser o astro da festa.


Este, no caso, é Cornelius Horan, o padre irlandês que agarrou e tirou Vanderlei da pista durante a maratona de 2004. O homem que, possivelmente, tirou a medalha de ouro do brasileiro, que acabou com o bronze.

Em entrevista ao jornal americano The New York Times, Horan afirmou que ficou com raiva ao ver Vanderlei acender a pira.

- Quando eu o vi com meus próprios olhos, fiquei com muita raiva. Eu olhei para Vanderlei e pensei: 'Você não seria a estrela que é se não fosse por mim - disse o irlandês, que ainda fez questão de não pedir desculpas:

- O que digo é agressivo a Vanderlei. Mas até meu mestre Jesus Cristo foi agressivo em suas palavras quando necessário - falou o padre. Horan, na verdade, teve retirados seus direitos para exercer a função de padre nos anos 1990.

Na verdade, no passado, Horan até tentou se aproximar de Vanderlei, escrevendo duas cartas em português, que nunca foram respondidas. Isso deixou o irlandês ainda mais ressentido:

- É muito triste. O condeno por isso. Ele falhou miseravelmente em respeito básico - completou.

Vanderlei foi escolhido para acender a pira cerca de uma hora antes do momento. Ele revelou a situação em conversa com o LANCE!

Além do bronze conquistado na maratona em que foi agarrado, o brasileiro possui a medalha Pierre de Coubertin, dada a poucos na história - honraria a quem demonstrou espírito olímpico em grande nível.