Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Olimpíada gera transformações em transportes e mobilidade do Rio

Jogos Olímpicos foram impulso para mudanças, inclusive estruturais

Legado Rio 2016 (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
Escrito por

O Rio está longe de ser uma cidade perfeita. O apelido de Cidade Maravilhosa, refrão repetido à exaustão na candidatura para ser sede dos Jogos Olímpicos, é justificado em alguns quesitos e fantasia em outros. Mas não é por isso que dá para ignorar as transformações físicas e estruturais ocorridas no Rio tendo como força motriz o maior evento esportivo do planeta.

O carioca tem mais opções de transporte e ganhou na mobilidade urbana. As alternativas cresceram com ampliação dos BRTs (Bus Rapid Transit), criação dos VLTs (Veículo Leve sobre Trilho), nascimento de túneis, elevados e vias expressar, sendo a inauguração da linha 4 do metrô a obra, ainda que em cima da hora, conclui o "cardápio" preparado para os Jogos Olímpicos.


Segundo números da Prefeitura do Rio, em 2009, 18% das pessoas utilizaram o transporte de alta capacidade. Até o começo de 2017, de acordo com a mesma previsão, o percentual será de 63%.

- Quem não conhece a geografia da cidade tem a tendência de dizer que o investimento se concentra nas áreas nobres da cidade. Mas os ricos não usam BRT - afirmou o prefeito Eduardo Paes, enfatizando que as zonas Norte e Oeste, além do Centro, concentraram os investimentos.

O BRT citado por Paes é a alternativa que conecta pontos mais distantes do Rio, virando a conexão para a nova linha 4 do metrô, por exemplo, além do Aeroporto Tom Jobim. O espaço para os ônibus com faixas exclusivas cresceu com a abertura das vias Transolímpica, Transoeste e Transcarioca.

- Desde 2012, quem sai de Santa Cruz e trabalha em um condomínio da Barra, a pessoa ganhou 100 dias de vida em redução de viagem. Eu acho metrô muito melhor, mas o metrô custa 20 vezes mais. Não sei quanto tempo levaria para chegar metrô em Santa Cruz. O BRT é uma solução brasileira - apontou Paes.

O projeto que mescla a parte estética com a funcional e de mobilidade na área central do Rio é o Porto-Maravilha (projeto com verba privada), que revitalizou a zona portuária. Isso incluiu a criação do VLT e de atrações turísticas/culturais, como o Museu do Amanhã. A antiga Perimetral foi implodida, dando lugar a uma área com cara nova.

- A demolição da perimetral, em novembro de 2013, estimulada pelos Jogos Olímpicos, foi uma demonstração de como a Olimpíada pode transformar o Rio. Era uma via que escurecia a região, que tornava a região degradada. Esse é um dos legados importantes. Se não fosse a Olimpíada, não teríamos tido a compreensão da população para fazer uma intervenção desse tamanho - completou o prefeito.