Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em quadras e areias, vôlei é o esporte que mais colocou o Brasil no pódio

Se somadas as conquistas nas duas modalidades, resultado de 23 medalhas supera o do judô. Seleção masculina acumula três ouros. No indoor e na praia, as mulheres têm três

,Foto Divulgação)
Escrito por

O Brasil conquistou neste domingo sua décima medalha olímpica no vôlei, a quinta de ouro. A vitória sobre a Itália na decisão dos Jogos Rio-2016 reforçou o poder da modalidade para o país no maior evento esportivo do mundo. Se somadas as láureas da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), que abrange tanto a quadra quanto a praia, chega-se a 23. Neste caso, dá para dizer que o esporte é o principal responsável por colocar a nação entre os melhores.

Os brasileiros têm agora cinco conquistas no indoor (três no masculino e duas no feminino), três pratas (no masculino) e dois bronzes (no feminino), além de 13 nas areias. O judô chegou a 22 pódios na Rio-2016. A vela tem 18, o atletismo 16 e natação, 12, entre os que mais renderam medalhas.

Sob o comando de José Roberto Guimarães, os homens foram ao topo pela primeira vez em Barcelona-1992, com Maurício, Carlão, Giovane, Marcelo Negrão e outros astros.

Já com Bernardinho, repetiram o feito 12 anos depois, em Atenas-2004, no elenco que tinha como pilares o ponteiro Giba, o levantador Ricardinho, o central Gustavo e o líbero Serginho, único que se manteve no grupo até hoje.

Agora, ainda com o comandante, foi a vez de Lucarelli, Lucão, Bruninho, Wallace, Lipe, Mauricio Souza, Mauricio Borges, William, Éder, Evandro, Douglas ,e mais uma vez, o incansável Escadinha se consagrarem.

Nas últimas duas edições dos Jogos, em Londres-2012 e Pequim-2008, o Brasil ficou com o vice no vôlei masculino, ao perder para Rússia e Estados Unidos, respectivamente. O mesmo aconteceu em Los Angeles-1984, quando o país faturou pela primeira vez uma medalha no esporte. Lá, os americanos também foram os algozes.

O feminino, que acabou eliminado nas quartas de final dos Jogos do Rio, é dono de outras duas medalhas douradas, em Londres e Pequim. Sempre sob o comando do tricampeão olímpico José Roberto Guimarães.

As mulheres também levaram a nação ao pódio outras duas vezes: em Atlanta-1996 e Sydney-2000, ambas com o bronze.

No vôlei de praia, Alison/Bruno Schmidt (2016), Ricardo/Emanuel (2004) e Sandra/Jacqueline (1996) são campeões olímpicos.

"Esperávamos ganhar mais, mas esporte é esporte. De qualquer maneira, o vôlei no Brasil é uma realidade. Temos os melhores técnicos do mundo" - Aru Graça

Ágatha/Bárbara Seixas (2016), Alison/Emanuel (2012), Márcio/Fábio Luiz (2008), Adriana Behar/Shelda (2004 e 2000), Zé Marco/Ricardo (2000) e Mônica Rodrigues/Adriana Samuel (1996) foram prata. 

Juliana/Larissa (2012), Ricardo/Emanuel (2008) e Adriana/Sandra (2000) já levaram o bronze. 

– A tradição pesa. O Brasil começou a fazer vôlei de praia há muitos anos. Fomos em progressão. Depois, ganhamos a medalha com Sandra e Jacqueline. Esperávamos ganhar mais, mas esporte é esporte. De qualquer maneira, o vôlei no Brasil é uma realidade. Temos os melhores técnicos do mundo – disse o brasileiro Ary Graça, presidente da Federação Internacional de Vôlei (FIVB).