Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Montanha coloca o Brasil na final olímpica do martelo após 84 anos

Brasileiro fez a nona melhor marca na qualificatória, realizada nesta quarta-feira, no Engenhão. Disputa por medalhas está marcada para sexta-feira

Wagner Domingos, o Montanha, conseguiu assegurar um lugar na final do lançamento de martelo (Foto: Wagner Carmo/CBAt)
Escrito por

Após acabar com um jejum que durava desde a Olimpíada de Los Angeles-1932 e se classificar para disputar a prova do lançamento do martelo nos Jogos Rio-2016, o brasileiro Wagner Domingos, o Montanha, conseguiu um outro feito importante, que foi o de se classificar para a final, ao alcançar a marca de 74m17. Apesar de ter sido o primeiro colocado em seu grupo, Montanha ficou com o nono lugar na classificação geral. A final será realizada nesta sexta-feira, a partir das 21h05, no Estádio Olímpico do Engenhão.

- O nosso objetivo desde o início da preparação era conquistar um lugar na final. Sei que não teria chegado até aqui sem o apoio que tive e sem a experiência de poder treinar com o Vladmir Kevo, na Eslovênia - disse Montanha, referindo-se ao seu treinador, que comandou o esloveno Primoz Kozmus, ouro em Pequim-2008 e prata em Londres-2012.

Montanha, que tem como melhor resultado na carreira 78m63, obtido em junho deste ano, assegurou a marca que lhe deu vaga para a final na segunda tentativa. Em sua série, ele ficou à frente do polonês Pawel Fajdek, que nesta temporada marcou os dez melhores resultados no lançamento do martelo, porém acabou eliminado.

O primeiro colocado na classificação geral das eliminatórias foi outro polonês, Wojciech Nowicki, que lançou o martelo a 77m64, seguido de Ivan Tsikhan, de Belarus, com 76m51.