Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Monica Puig derrota favorita e conquista o ouro olímpico no tênis

Tenista conquistou o primeiro título em Olimpíadas da história de seu país, o Porto Rico, ao bater a atual número dois do mundo, a alemã Angelique Kerber, por 2 sets a 1

MARTIN BERNETTI / AFP
Escrito por

Uma atleta foi responsável por escrever a história olímpica de seu país neste domingo. A tenista Monica Puig, de apenas 22 anos e número 31 do ranking mundial da WTA, conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, na chave de simples. Mas, não é só isso: esse foi o primeiro título olímpico de seu país, Porto Rico, na história das Olimpíadas - e a primeira medalha feminina.


Na decisão do torneio, Puig derrotou ninguém menos do que a alemã Angelique Kerber, atual número 2 do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 4-6 e 6-1. Antes na competição, ainda nas oitavas de final, a tenista já havia derrotado a espanhola Garbiñe Muguruza, número 4 da WTA.

Durante toda a partida, a torcida de Porto Rico, que compareceu em bom número à quadra central do Estádio de tênis, gritava "Sí, se puede" (sim, é possível, em espanhol). No fim, Puig, chorando muito, desabou na área de competição e permaneceu incrédula por alguns minutos, até que, enfim, "a ficha caiu", e ela percebeu que, sim, era possível.

Quando levantou, Monica pegou uma cadeira destinada aos árbitros, colocou à beira da arquibancada e se esticou ao máximo para alcançar uma bandeira de seu país, a qual tremulou com orgulho no centro da quadra, aplaudida por todo o Estádio. Ao receber a medalha, a tenista voltou a chorar, olhando para o objeto como quem custava a acreditar que, de fato, era campeã olímpica.