Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Michel Temer troca a cerimônia de encerramento pela Paralimpíada

Presidente em exercício vai ao Parque Olímpico e descarta sua presença no último dia dos Jogos. Em pronunciamento, ele elogia sucesso do evento e interação dos poderes

Michel Temer, durante pronunciamento no Centro de Imprensa do Parque Olímpico (Foto: Carlos alberto vieira)
Escrito por

O presidente em exercício Michel Temer esteve no Centro de Imprensa Parque Olímpico na tarde desta quinta-feira, acompanhado por alguns ministros, o governador Luiz Fernando Pezão e pelo presidente do Senado Renan Calheiros, onde se reunião com membros do Comitê Organizador dos Jogos. Na saída, fez um pronunciamento para a imprensa e logo depois acabou confirmando que não estará na cerimônia de encerramento, revelando que seu interesse será os jogos Paralímpicos.

Esta resposta ocorreu logo após o seu pronunciamento, quando ele já estava se retirando, quando um jornalista perguntou se Temer temia ser vaiado na cerimônia de encerramento.

- Estou pedindo para reservar nas Paralimpíadas, porque eu virei ao Rio para as Paralimpíadas.

Segundo a sua assessoria, Temer veio ao Rio para receber um balanço dos Jogos Olímpicos. Ele chegou às 15h30min, evitou qualquer contato com torcedores e seguiu direto para o edifício onde fica o Centro de Imprensa. Lá, no nono andar, participou de um encontro que contou - também segundo a assessoria presidencial - com cinco ministros (Cultura, Esporte, Turismo, Cidadania, Relações Exteriores e Casa Civil), o presidente do Senado Renan Calheiros, o prefeito Eduardo Paes o governador do Rio Luiz Fernando Pezão (em sua segunda parição pública desde o problema de saúde).  Quando desceu para falar com a imprensa, José Serra (Casa Civil) e Paes não estavam com a comitiva.

Ao falar sobre os Jogos, Temer disse que estava muito feliz, pois o Brasil mostrou capacidade de organização exemplar depois de um período de desconfianças.

- Confesso que durante as primeiras reuniões que participei com a comissão organizadora tinha a preocupação com temas fundamentais, como a segurança, a organização e a tranquilidade institucional. E o que assistíamos desde aquele espetáculo maravilhoso de abertura, foi um espetáculo maravilhoso, com turistas andando tranquilamente e participando ativamente. E a segurança é absoluta por força da interação União, estado e município.

O presidente também pediu apoio do torcedor para a Paralimpíada, que vem sofrendo com falta de recursos, já que não contou com bom número de patrocinadores, vendeu apenas 12% dos ingressos previstos e está na dependência de ajuda pública - coisa que não ocorreu nos Jogos Olímpicos - para ter uma organização de alto nível.

- A Paralimpíada é importante para o Brasill, para o mundo e para os atletas que aqui estarão. Na reunião, tratamos muito sobre o tema. Quero pedir que o
mesmo entusiasmo e participação que o torcedor tem com os Jogos Olímpicos tenha também com a Paralimpíada.