Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em lista de recomendações, Comitê Olímpico quer mais eventos mistos

Na Agenda 2020, lançada em 2014, principal entidade do esporte olímpico mundial quer uma integração maior entre homens e mulheres nas próximas edições das Olimpíadas

Comitê Olímpico Internacional quer mais mulheres e homens competindo juntos nos Jogos (Foto: Divulgação)
Escrito por

Um dos primeiros passos para tornar o movimento olímpico mais igualitário foi tomado pelo próprio Comitê Olímpico Internacional (COI), com o lançamento da Agenda 2020 em 2014. O documento traz recomendações para as próximas edições das Olimpíadas e, entre elas, está o reforço na igualdade na gêneros.

“O COI trabalhará junto às Federações Internacionais para atingir uma participação feminina nos Jogos de 50%, e para estimular o envolvimento feminino no esporte criando mais oportunidades olímpicas”, publicou a entidade na Agenda 2020.

Além disso, o COI quer ampliar o número de eventos mistos em Olimpíadas que, hoje, estão restritos a apenas quatro competições (vela, hipismo, tênis e badminton).

Isso já acontece nos Jogos Olímpicos da Juventude, disputa na qual diversas provas possuem meninos e meninas competindo em igualdade, como os revezamentos mistos na natação, no triatlo e as disputas por equipes na esgrima, tênis de mesa e tiro com arco.

“O COI deve encorajar a inclusão de eventos mistos nos Jogos”, completa o documento.

Ricardo de Moura, superintendente executivo da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), disse que o COI já pensa em acrescentar o revezamento misto na natação na Olimpíada de Tóquio, em 2020.

– Quando veio a Agenda 2020, essa era a tendência. Reinventar o esporte para que ele sobreviva – disse o dirigente ao LANCE!