Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jogos únicos: veja 16 coisas que só a Olimpíada Rio-2016 terá

Belo cenário do Rio, ausência de estrelas, entrada de novos esportes, despedida de astros, zika vírus e polêmica russa marcam a primeira Olimpíada na América do Sul

(Foto: Divulgação)
Escrito por

Uma Olimpíada para a história do Brasil e do mundo. Os Jogos Rio-2016 começam hoje com diversos marcos para o esporte. A competição marcará a despedida de dois dos maiores astros que já disputaram as Olimpíadas, Michael Phelps e Usain Bolt. Mas o evento não se resumirá a isso. Alguns fatos inéditos e outras características fazem da Rio-2016 uma competição que deverá marcar uma época. Com base nisso, o LANCE! lista as 16 coisas que só a Rio-2016 terá, em relação a outras edições dos Jogos. Confira!

1) Pela primeira vez, os Jogos Olímpicos serão disputados na América do Sul. Antes, o evento já havia passado por Europa, Ásia, Oceania e América do Norte. A África e a América Central ainda aguardam para estrearem como continentes-sede da Olimpíada.

Michael Phelps dará adeus aos Jogos Olímpicos (Foto: Divulgação)

2) A Rio-2016 marcará a despedida de dois astros do esporte mundial. Michael Phelps e Usain Bolt já anunciaram que disputarão na Cidade Maravilhosa a última Olimpíada de suas carreiras. Phelps é o atual recordista de medalhas nos Jogos, com 22. E Bolt tornou-se a lenda do atletismo, com suas medalhas de ouro, recordes mundiais e carisma nas pistas.

O campo de golfe da Rio-2016, na Barra (Foto: Divulgação/Tânia Rêgo)

3) O programa de competições da Rio-2016 terá duas novidades. O rúgbi e o golfe voltam a fazer parte das Olimpíadas. O rúgbi não era disputado nos Jogos Olímpicos desde a edição de Paris-1924. A ausência do golfe era ainda maior: desde Saint Louis-1904.

4) Antes dos Jogos Olímpicos Rio-2016 começarem, o zika vírus roubou a cena. Muitos atletas, principalmente do golfe e do tênis, anunciaram que não disputariam o evento para não serem contaminados. Nomes como Rory McIlroy, do golfe, e os irmãos americanos Bob e Mike Bryan, do tênis, estavam entre eles.

LeBron James optou por não competir na Rio-2016 (Foto: AFP)

5) Falando em ausências, os Jogos Rio-2016 perderam um pouco de seu brilho com os desfalques de grandes nomes do esporte, seja por lesões, medo do zika vírus, doping, descanso e até mesmo a falha em se classificar. São os casos, respectivamente, do tenista suíço Roger Federer, do golfista australiano Adam Scott, da tenista russa Maria Sharapova, do jogador de basquete americano LeBron James e do nadador brasileiro Cesar Cielo.

6) A Olimpíada brasileira também ficará marcada pelo grande escândalo de doping envolvendo a Rússia. O país teve parte de seus atletas barrados de competirem nos Jogos, por denúncias de envolvimento do governo local em um esquema de fraude de exames e incentivo de autoridades na utilização de substâncias proibidas. O país deve ter mais de cem atletas banidos dos Jogos.

7) O Comitê Olímpico Internacional (COI) promoveu algo inédito nos Jogos Olímpicos, com a criação de uma equipe de atletas refugiados de países em guerra. Serão dez competidores de nações como Síria, Congo, Etiópia, entre outros.

8) Pela primeira vez em uma Olimpíada, o Brasil tentará ficar no top 10 do quadro de medalhas. Esta é a meta do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para os Jogos Rio-2016. Investimentos maciços foram feitos em cima dos atletas na busca pelo resultado inédito.

9) Os Jogos Olímpicos Rio-2016 acontecerão em meio a uma crise política e econômica no Brasil. E isto terá um grande reflexo no evento. Na cerimônia de abertura, é tradição que o presidente do país-sede faça um discurso. No Rio de Janeiro, isto ficará a cargo do presidente interino Michel Temer - algo incomum em comparação com outras Olimpíadas.

10) Um dos atrativos dos Jogos Olímpicos Rio-2016 certamente será o cenário da cidade. Ícones como o Cristo Redentor, Pão de Açúcar e as belas praias cariocas devem fazer do evento um dos mais bonitos da história.

11) A Olimpíada brasileira será uma das maiores em termos de número de competidores. A lista possui 11.385 atletas de 206 países. Outras duas equipes farão parte dos Jogos. O time de refugiados, e a equipe de atletas independentes, formada por nove atletas do Kuwait (o país está suspenso pelo COI). Ambas competirão sob a bandeira do comitê internacional.

12) Outro fato inédito na história dos Jogos e que acontecerá na Rio-2016 é o fato de que a pira ficará fora do estádio que recebe a cerimônia de abertura. A chama será abrigada na Zona Portuária do Rio. Na história do evento, o comum era a pira ser acesa dentro do Estádio Olímpico, e lá permanecer.

13) A Olimpíada do Rio certamente ficará entre as cinco mais caras da história. O orçamento atual para a organização dos Jogos é de R$ 39,07 bilhões, mas estima-se que o valor já teria ultrapassado os R$ 40 bilhões.

14) A Rio-2016 também será a primeira Olimpíada de Verão sob o comando do alemão Thomas Bach. O atual presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) foi eleito para o cargo em setembro de 2013, um ano após os Jogos de Londres-2012.

Beisebol voltou ao programa olímpico no Rio (Foto: AFP)

15) A prévia dos Jogos Rio-2016 também marcou outro fato histórico. Em reunião do COI na cidade maravilhosa, foi definida a entrada de cinco novas modalidades nos Jogos de Tóquio-2020. Serão elas o surfe, skate, beisebol/softbol, escalada e caratê.

16) Em termos comportamentais, a Rio-2016 será mais do que nunca a Olimpíada das redes sociais. Ferramentas como o Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat, entre outras, serão utilizadas de forma maciça por atletas e torcedores para compartilhar imagens e informações dos Jogos Olímpicos para o mundo.