Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Jogando em ‘casa’, Nigéria bate Dinamarca e mantém vivo sonho do bi olímpico

Torcida baiana acolheu a Nigéria, que fez apenas o necessário para garantir a classificação e despachar a Dinamarca

A Nigéria bateu a Dinamarca e está nas semis do futebol masculino (Foto: João Alvarez/Fotoarena/Lancepress!)
Escrito por

Salvador é a cidade mais negra fora da África. De posse desta informação é fácil supor o porquê dos soteropolitanos terem escolhido torcer pela Nigéria na disputa das quartas-de-final do torneio olímpico, ocorrida neste sábado (13/8), na Arena Fonte Nova.

Em especial, os gritos de incentivo dos baianos se intensificavam nos toques de bola do capitão Mikel -- camisa 10 da Nigéria e volante do Chelsea. Foi dele que partiu o primeiro gol do confronto, aos 15 do primeiro tempo. Ele foi servido em belo cruzamento rasteiro do atacante Ezekiel e apenas empurrou, com classe, para o gol.


O mesmo Mikel daria o passe, já no segundo tempo, para o segundo gol dos africanos. O placar terminou 2 a 0 sobre a Dinamarca, prontamente despachada para casa.

O próximo confronto da Nigéria será na próxima quarta-feira (17/8), na Arena Corinthians, em São Paulo. Caso consigam nova vitória, os africanos terão chance de disputar o ouro olímpico -- conquistado pelas Águias uma única vez, nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996.

A Dinamarca entrou em campo mostrando ainda sinais de abatimento após a goleada de 4 a 0 para o Brasil. Sem muita autoestima, os europeus passaram boa parte do primeiro tempo apenas se defendendo e sem tomar atitudes ofensivas para agredir os rivais.


As melhores chances só vieram quando já estavam atrás no marcador. Aos 25 e 26 do primeiro tempo, Borsting perdeu duas chances em sequência. Em ambas parou nas mãos do goleiro nigeriano Daniel.

Aos 44, o zagueiro Gomes tentou de cabeça, no entanto, bem colocado, novamente Daniel interceptou a oportunidade.

No segundo tempo, a Nigéria voltou a mostrar a superioridade técnica. Aos 14, Mikel cobrou escanteio na cabeça de Aminu Umar, que aproveitou a saída errada do goleiro dinamarquês para ampliar o marcador.

Depois foi só administrar o placar e esperar o apito final do brasileiro Sandro Meira Ricci para os nigerianos encaminharem a classificação.

FICHA TÉCNICA:

Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)

Data e hora: 13 de agosto de 2016, às 16h

Gols: Mikel (Nigéria), aos 15 do primeiro tempo e Amuni Umar (Nigéria), aos 14 do segundo tempo.

Nigéria: Emmanuel Daniel, Shehu Abdullahi, Ekong, Sincere e Amuzie; Azbuike (Udo), Muhammed, Mikel; Umar Aminu, Umar Sadiq (Ajayi) e Ezekiel (Saliu). Técnico: Siasia Samson

Dinamarca: Hojbjerg, Puggaard (Larsen), Gomes, Gregor e Mathiasen; Nielsen, Jonsson (Laursen), Maxso, Larsen e Vibe; Borsting (Skov). Técnico Niels Frederiksen.