Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Isaquias Queiroz pode chegar ao ‘top 50’ nos Jogos Olímpicos do Rio

Ao lado de Erlon de Souza, canoísta sonha com sua terceira medalha na Rio-2016 para ficar na frente de vários países no quadro de medalhas

 (Foto: AFP)
Escrito por

Rumo ao top 50 dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Esse não é o objetivo do Time Brasil, afinal, a meta é terminar a disputa no top 10. Mas essa pode ser a posição a ser alcançada por um único atleta da delegação brasileira na Olimpíada: o canoísta Isaquias Queiroz. Isso porque, neste sábado, a partir das 9h22, no Estádio da Lagoa, na Lagoa Rodrigo de Freitas, ele entra em ação mais uma vez, em busca de sua terceira medalha na competição, a primeira de ouro.

Medalhista de prata na prova do C1 1.000m e bronze no C2 200m, Isaquias disputa a final do C2 1.000m, ao lado de Erlon de Souza. Atuais campeões mundiais (título conquistado em Milão-ITA, no ano passado), eles chegam à final olímpica como favoritos. Ainda mais após terem passado para a decisão com o melhor tempo das eliminatórias.

Caso a dupla do Brasil fature o ouro, o principal canoísta do país completaria a trinca, com uma láurea de cada metal. E entraria no top 50 do quadro de medalhas da Rio-2016, com um ouro, uma prata e um bronze. Áustria, Egito, Venezuela, Noruega e Portugal seriam alguns dos países deixados para trás.

– Estou bem, não estou cansado. O cronograma foi muito bom para remar as três provas. Isso aqui não dá nem para comparar com o treino do Jesús (Morlan, técnico espanhol), em Lagoa Santa (MG). Chegava no sábado acabado pela manhã, mesmo assim conseguia fazer um ótimo treinamento. Isso mostrar que vou estar em descansado – disse Isaquias, que tem entrado na Lagoa para competir desde terça.

Com as duas medalhas até o momento nos Jogos, Isaquias estaria um pouco abaixo do top 60 no quadro de medalhas. Um feito para um atleta do Brasil, ainda mais quando disputa a canoagem velocidade.

O canoísta já entrou para a história do país ao igualar outros quatro atletas como o maior medalhista em uma única edição de Olimpíada. Ele se tornou o quinto do Brasil a conquistar duas medalhas em uma única Olimpíada (Guilherme Paraense e Afrânio da Costa, no tiro esportivo, em 1920, Gustavo Borges, na natação, em 1996, e César Cielo, também nas piscinas, em 2008). Por que não sonhar mais?

FEITOS DE ISAQUIAS

Inédito
Na última terça-feira, Isaquias Queiroz, de 22 anos, conquistou a primeira medalha olímpica da canoagem para o Brasil ao ficar com a prata na prova C1 1.000m. Ele terminou a disputa apenas atrás do alemão Sebastian Brendel.

......................
Recordista
Dois dias depois, na quinta-feira, o canoísta faturou o bronze no C1 200m e igualou outros cinco atletas como o brasileiro com mais medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos: Guilherme Paraense e Afrânio da Costa, no tiro esportivo, em 1920, Gustavo Borges, na natação, em 1996, e César Cielo, também nas piscinas, em 2008.

......................
Ainda falta
Neste sábado, no último dia de disputa da canoagem velocidade, Isaquias Queiroz pode atingir outras marcas caso conquiste a medalha na prova C2 1.000m, ao lado de Erlon de Souza:
– Se isolar como o brasileiro com mais medalhas em uma única edição dos Jogos Olímpicos: três;
– Entrar no top 50 do quadro de medalhas olímpico;
– Se tornar o primeiro canoísta na canoagem velocidade a faturar três medalhas em uma única Olimpíada.