Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Estados Unidos atropelam a Sérvia e são campeões no basquete masculino

Seleção europeia ficou a apenas três pontos de vencer os americanos na primeira fase da Olimpíada do Rio, mas não repetiu o bom desempenho na final. Espanha levou o bronze

(Foto: AFP PHOTO)
Escrito por

O adversário que mais chegou perto de vencer os Estados Unidos neste ano não foi bom o bastante para tirar a medalha de ouro deles. Depois de vencer a Sérvia por somente três pontos de vantagem na primeira fase da Olimpíada do Rio de Janeiro, a seleção americana masculina de basquete venceu os europeus por 96 a 66, neste domingo, na Arena Carioca 1, na despedida do técnico Mike Krzyzewski, e garantiu seu 15º título olímpico, o terceiro seguido. O bronze ficou com a Espanha.

Os Estados Unidos iniciaram o jogo com Kyrie Irving, Klay Thompson, Kevin Durant, Carmelo Anthony e DeAndre Jordan. Do lado da Sérvia, Nikola Jokic, que obteve 25 pontos e seis rebotes no primeiro encontro entre as seleções, na primeira fase, começou no banco de reservas. A opção deu certo, e os americanos tiveram dificuldades no primeiro quarto, vencendo por 19 a 15.

No começo do segundo período, os americanos abriram 25 a 15, sua primeira vantagem de dígitos duplos na partida. Até o intervalo, a diferença só aumentou, e o Team USA, comandado pelos 24 pontos de Durant àquela altura, foi para os vestiários vencendo por 52 a 29.

A diferença chegou aos 30 pontos já na terceira parcial. Com direito a show de bolas de três e enterradas, os Estados Unidos terminaram o quarto vencendo por 79 a 43.

No último período, já não havia mais nada que a Sérvia pudesse fazer. Mesmo utilizando os reservas em quase toda a parcial, a seleção americana manteve a diferença no placar enorme e venceu por 96 a 66.

O destaque do triunfo americano foi Kevin Durant. O ala, novo reforço do Golden State Warriors, deixou a quadra com 30 pontos, quatro assistências, três rebotes, duas roubadas de bola e um toco e foi o cestinha da decisão.

A partida marcou a despedida do treinador Mike Krzyzewski da seleção americana. Depois de conquistar três ouros seguidos, o "Coach K" deixa o cargo e será substituído por Gregg Popovich, técnico do San Antonio Spurs.

A medalha de bronze ficou com a Espanha. Também neste domingo, os europeus venceram a Austrália por 89 a 88, em jogo decidido apenas nos últimos segundos, e garantiram o último lugar no pódio. A seleção da Oceania segue sem medalhas no basquete masculino em sua história.