Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Estados Unidos batem a Espanha e avançam para a final do basquete

Seleção americana vai brigar por sua 15ª medalha de ouro no masculino, enquanto os europeus vão disputar o bronze. Team USA controlou todo o jogo e venceu sem sustos

(Foto: MARK RALSTON/AFP)
Escrito por

Com 14 medalhas de ouro nas 18 primeiras edições dos Jogos que incluíram modalidade, os Estados Unidos vão brigar pela 15ª. Nesta sexta-feira, a seleção americana masculina de basquete venceu, sem sustos, a Espanha por 82 a 76, na Arena Carioca 1, pela semifinal da Olimpíada do Rio de Janeiro e se classificou para a decisão, que acontece no domingo, no mesmo lugar, às 15h45, contra a Sèrvia.

Os Estados Unidos começaram o jogo com Kyrie Irving, Klay Thompson, Kevin Durant, Carmelo Anthony e DeAndre Jordan como titulares. Com bom início do ala do Golden State Warriors. que fez sete pontos no primeiro quarto, os americanos venceram a parcial por 26 a 17 apesar dos 12 do pivô espanhol Pau Gasol.

No segundo período, o Team USA chegou a abrir dez pontos de vantagem depois de seguidas cestas de três pontos de Thompson. Porém, a Espanha reagiu e chegou a cortar para três restando pouco mais de quatro minutos. Mesmo tomando muitas faltas técnicas contra, os europeus conseguiram continuar perto no placar até o intervalo, quando os americanos venciam por 45 a 39.

De volta para o terceiro quarto sem Nikola Mirotic, já com quatro faltas depois de levar uma das técnicas marcadas no segundo, a Espanha viu os Estados Unidos retornarem melhor e abrirem 53 a 43 faltando pouco mais de seis minutos para o fim da parcial. Respondendo rapidamente a qualquer tentativa de reação dos europeus, os americanos terminaram o período vencendo por 66 a 57.

A Espanha tentou apostar nas bolas de três pontos para tentar reduzir a diferença no quarto período, mas não obteve sucesso. Assim, os americanos mantiveram a liderança tranquilamente e venceram por 82 a 76.

Agora, os Estados Unidos vão enfrentar a Sérvia na decisão, marcada para domingo, às 15h45, na Arena Carioca 1. A disputa pelo bronze, no mesmo dia, às 11h30, será entre Espanha e Austrália. 

*Atualizada às 20h48