Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

No embalo de 2014, Alemanha estreia contra atuais campeões olímpicos e ‘carrasco brasileiro’

Assim como em 2014, a seleção alemã faz o primeiro jogo da Olimpíada na Bahia. Já o México tem a volta do pesadelo Peralta

Alemanha X&nbsp;México&nbsp;<br>
Escrito por

Assim como ocorreu em 2014, quando sagrou-se tetracampeã mundial, a seleção da Alemanha vai novamente estrear na Bahia em um torneio internacional sediado no Brasil.

Nesta quinta-feira (4/8), às 17h, na Arena Fonte Nova, a Alemanha encara o México pela primeira rodada do Grupo C do futebol masculino das Olimpíadas.
Exatamente no mesmo estádio, o time que mais tarde ficaria conhecido por aplicar inesquecíveis 7 a 1 no Brasil largava, em solo baiano, com o pé direito ao golear Portugal por 4 a 0 (com Cristiano Ronaldo em campo).

Agora o time sub-23 tenta aproveitar o mesmo embalo das energias da Boa Terra para repetir o desempenho dos profissionais de dois anos antes. A seleção alemã volta a uma Olimpíada após 28 anos ausente -- a última participação foi em Seul, na Coreia.

Três atletas acima da idade permitida foram convocados pelo técnico Horst Hrubesch: os irmãos gêmeos Lars Bender (do Bayer Leverkusen) e Sven Bender (Borrusia Dortmund), além de Nils Petersen, do Freiburg.

O restante do grupo é formado por promessas das divisões de base dos clubes que disputam a Bundesliga. Se destaca o meia canhoto Julian Brandt, de 20 anos, que atua pelo Leverkusen.

A única vez que a Alemanha conquistou o ouro olímpico no futebol masculino foi em 1976, em Montreal (no Canadá). À época, porém, o país ainda era dividido por conta das sanções da 2ª Guerra Mundial. A medalha foi para a Alemanha Oriental (parte do país sob o julgo dos comunistas).
Os alemães tem ainda uma prata (1980) e dois bronzes (1964 e 1988).

EM BUSCA DO BI
Pelo lado do México, o sonho é a conquista do bicampeonato olímpico. Há quatro anos, em Londres, eles bateram o Brasil e faturaram a cobiçada medalha de ouro.

Autor dos dois gols da vitória mexicana naquela final, o atacante Oribe Peralta foi convocado na lista dos acima de 23 anos. Ele é, portanto, a principal esperança do técnico Raúl Gutiérrez para repetir o feito dourado.
Outros dois acima da idade são os goleiros Talavera (do Toluca) e Jorge Torres (do Tijuana).

Na história do futebol nas Olimpíadas modernas (a modalidade começou em 1900, em Paris), apenas quatro seleções conseguiram o bi olímpico consecutivo. São elas: Grã-Bretanha (1908-1912), Uruguai (1924-1928), Hungria (1964-1968) e Argentina (2004-2008).

FICHA TÉCNICA:
México x Alemanha

Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data/horário: 4 de agosto às 17h

MÉXICO: Alfredo Talavera, Lajud, Abella, Aguirre e Salcedo; Jordan Silva, Torre Nilo, Michel Perez e Lozano; Guzmán e Oribe Peralta. Técnico: Raúl Gutiérrez

ALEMANHA: Horn, Robert Bauer, Niklas Süle, Klostermann e Ginter; Lars Bender, Serge Gnabry, Leon Goretzka e Julian Brandt; Max Meyer e Davie Selke. Técnico: Horst Hrubesch