Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Curiosidades olímpicas: soviéticos dão o troco e boicotam Jogos de 1984

Após Estados Unidos não disputarem Olimpíada de Moscou, em 1980, União Soviética dá o troco e não compete em Los Angeles-1984. Desistência favoreceu os norte-americanos

<br>&nbsp;Abertura contou com a chegada de Space-age, com Bill Scooper (Foto: R<br>(Foto: Bob Thomas)
Escrito por

Li Ning, da República Popular da China, ganhou seis medalhas na ginástica (três de ouro, duas de prata e uma de bronze), o que lhe valeu o apelido de príncipe dos ginastas em seu país. Li, mais tarde, iria acender a pira olímpica nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim (CHN).

Uma das imagens icônicas da história dos Jogos de Los Angeles-1984 é a de uma atleta exausta se esforçando para terminar a maratona, arrancando aplausos e lágrimas dos torcedores presentes no estádio. A suíça Gabriele Andersen, apenas a 37ª colocada na prova, transformou-se em exemplo de determinação e força ao completar os 42 quilômetros do percurso desidratada e com fortes câimbras, recusando ajuda médica para não ser desclassificada. A maratona foi vencida pela norte-americana Joan Benoit.

No boxe, o norte-americano Evander Holyfield, futuro campeão mundial no esporte, foi medalhista de bronze. Ele foi desclassificado na semifinal por ter nocauteado o seu adversário depois de o juiz ter paralisado a luta.

Quem teve prejuízo com o boicote do bloco soviético e consequente domínio norte-americano na competição foi o McDonald's. A rede de fast food fez uma promoção em Los Angeles durante os Jogos. Cada medalha de ouro conquistada pelos donos da casa fazia com que hambúrgueres fossem distribuídos à torcida. Prata rendia batatas fritas, enquanto o bronze valia um refrigerante. Com o boicote do bloco socialista aos Jogos de Los Angeles, os norte-americanos subiam ao pódio a todo momento. Foram milhões de dólares em "prejuízo".

Além do boicote dos países do bloco socialistas liderado pela União Soviética e pela Alemanha Oriental, Los Angeles-1984 foi a Olimpíada do velocista norte-americano Carl Lewis, que igualou o recorde de Jesse Owens em 1936, conquistando quatro medalhas de ouro no atletismo - nas provas de 100m, 200m, revezamento 4x100m e salto em distância.

O único ouro brasileiro em Los Angeles-1984 foi conquistado por Joaquim Cruz. Ele desbancou o favorito britânico Sebastian Coe (então recordista mundial) com um sensacional sprint final, para vencer os 800m rasos com o tempo de 1m43s, estabelecendo novo recorde olímpico. Foi a primeira vitória do Brasil no atletismo desde o bicampeonato de Adhemar Ferreira da Silva no salto triplo. Dois dias depois da conquista, Joaquim, gripado, foi obrigado a desistir das semifinais dos 1.500m.