Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Comitê abre centro de treinamento de voluntários no Rio visando Jogos

Em parceria com a Estácio, entidade busca capacitar mais de 140 mil pessoas para o evento

Centro de treinamento de voluntários é inaugurado no Rio (Foto: Divulgação/Estácio)
Escrito por

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 inaugurou nesta quarta-feira, em parceria com a Estácio, o primeiro Centro de Treinamento de voluntários do evento, localizado em um campus da instituição de ensino, no Rio de Janeiro. O local será um dos seis núcleos espalhados pelo Brasil com o mesmo foco. A promessa é de capacitação de 140 mil pessoas.

Ao todo, 120 professores ficarão responsáveis pela preparação de 50 mil voluntários (o número era 70 mil, mas foi reduzido devido à necessidade de contenção de gastos do Comitê), seis mil colaboradores e 85 mil contratados da entidade, por meio de aulas presenciais e online.

– Muitos voluntários só chegam (ao Rio) perto da data dos Jogos. Desde já, eles podem começar a estudar em quatro módulos, na hora que bem entenderem, com flexibilidade. Conseguiremos e engajar virtualmente 140 mil pessoas e lideranças. Teremos turmas maciças, com voluntários de outros estados e internacionais, que farão treinos específicos nas instalações dos Jogos – disse o diretor de recursos humanos do Comitê Rio-2016, Henrique Gonzalez.

O processo teve início em 2015, quando a Estácio criou os Centros de Seleção para entrevistar candidatos a voluntários. O treinamento começou em 2016, por meio de cursos online. Os módulos têm de quatro a oito horas de duração, com aulas a respeito de temas variados, definidos pelo Comitê Organizador, como excelência em serviços e liderança.

Ao todo, nove áreas de atuação precisam de voluntários: esportes, apoio operacional, atendimento ao público, imprensa e comunicação, protocolo e idiomas, serviços de saúde, produção de cerimônias, tecnologia e transportes. Ainda há vagas para interessados.

Além do Rio, as outras cinco cidades que serão palco dos jogos de futebol receberão Centros de Treinamento, a serem lançados em junho: São Paulo (1/6), Belo Horizonte (8/6), Brasília e Salvador (15/6) e Manaus (22/6).

– Não tenho conhecimento de um treinamento que envolva tantas pessoas como é o caso que está acontecendo agora por causa dos Jogos Rio 2016 – afirmou Rogério Melzi, presidente da Estácio.