Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Começou! Chama dos Jogos Olímpicos Rio-2016 é acesa na Grécia

Tradicional evento, recheado de simbolismos e resgate da história na cidade de Olímpia, marca uma espécie de 'início' da Olimpíada do Rio. Revezamento só terminará em agosto

(Foto: AFP / ARIS MESSINIS)
Escrito por

Quatro anos depois, a chama olímpica está novamente viva. Aconteceu na manhã desta quinta-feira, na cidade grega de Olímpia, a cerimônia de acendimento da tocha dos Jogos Olímpicos Rio-2016. O local é considerado o berço das Olimpíadas.

O tradicional evento tem um forte simbolismo, já que é uma espécie de "início" da Olimpíada brasileira. O fogo aceso na Grécia será o mesmo que iluminará a pira no Rio de Janeiro, e será transportado nos próximos meses à CIdade Maravilhosa por meio de um revezamento que passará pela Grécia, Suíça e todos os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal. O trajeto, iniciado nesta quinta-feira, terminará apenas em 5 de agosto, dia da cerimônia de abertura da Rio-2016.

O acendimento da tocha aconteceu em um dia ensolarado em Olímpia. Toda a cerimônia, que mantém o mesmo formato há décadas, contou com discursos de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio-2016 e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), de Thomas Bach, mandatário do Comitê Olímpico Internacional (COI), além de autoridades gregas.

Após os discursos, veio o momento mais esperado, no Templo de Hera. Em uma encenação com sacerdotisas, a chama finalmente foi acesa por uma delas. Momentos depois, coube ao ginasta grego Eleftherios Petrounias, atual campeão mundial na prova das argolas, receber a tocha e ser a pessoa a iniciar o revezamento.

A participação brasileira na cerimônia não se resumiu ao discurso de Carlos Arthur Nuzman. Assim como também determina a tradição olímpica, a segunda pessoa a carregar a tocha é sempre alguém do país-sede dos Jogos. E o incumbido foi o ex-jogador de vôlei Giovane Gávio, bicampeão olímpico em Barcelona-1992 e Atenas-2004.

Os Jogos Olímpicos Rio-2016 começarão apenas daqui a 106 dias. No entanto, o pontapé inicial para o evento já foi dado nesta quinta-feira, na Grécia.