Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com uma só ‘veterana’, Prêmio Brasil Olímpico celebra destaques de 2015

Fora Fabiana Murer, concorrentes ao troféu de Melhor Atleta do Ano concedido pelo COB tentam nesta terça-feira feito inédito na carreira. Vôlei de praia tem dois nomes na lista 

Marcelo Melo (tênis), Isaquias Queiroz (canoagem), Alison e Bruno Schmidt (vôlei de praia), Fabiana Murer (atletismo), Ana Marcela Cunha (maratona aquática) e Ágatha e Bárbara (vôlei de praia): os indicados pelo COB
Escrito por

Uma “veterana” e cinco “novatos” disputam nesta terça-feira o troféu de Melhor Atleta do Ano, entregue pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como parte das celebrações da 17 edição do Prêmio Brasil Olímpico. A cerimônia acontece a partir das 20h (de Brasília), no Teatro Bradesco, no Rio de Janeiro.

Vencedora em 2010 e 2011, Fabiana Murer, atual vice-campeã mundial de salto com vara, é a única dentre os indicados em ambos os naipes que já viveu a emoção de faturar o “Oscar do esporte olímpico nacional”. Aos 30 anos, ela se prepara para a despedida das pistas, o que acontecerá nos Jogos Rio-2016.

Fabiana concorre com a dupla campeã mundial de vôlei de praia Ágatha/Bárbara Seixas, presente na lista pela primeira vez, e a especialista em maratona aquática Ana Marcela Cunha, ouro nos 25km e bronze nos 10km ( olímpica) no Mundial de Kazan, na Rússia.

A nadadora já havia sido indicada em 2010 e 2014, mas perdeu para Murer e Martine Grael/Kahena Kunze, da vela, respectivamente.

– Estou muito feliz por ter sido lembrada novamente. Já bati na trave duas vezes. Vamos ver se agora eu consigo ganhar este prêmio – declarou a baiana Ana Marcela.

No masculino, é certo que o atleta ou parceria eleito será campeão inédito. Como prova da força do vôlei de praia em 2015, Alison e Bruno Schmidt também representam a modalidade, graças ao título mundial conquistado em Haia (HOL).

Na briga, aparecem ainda o tenista Marcelo Melo, campeão de Roland Garros (FRA) e número um do mundo nas duplas, e o canoísta Isaquias Queiroz, campeão mundial no C2 1.000 em Milão, na Itália.

A eleição dos melhores atletas do ano é feita por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte.

Já o prêmio de Atleta da Torcida conta com oito candidatos: Ana Marcela, Fabiana Murer, Isaquias Queiroz, Marcelo Melo, Alison/Bruno, Erika Miranda (judô), Thiago Pereira (natação) e Yane Marques (pentatlo moderno).

A votação pode ser feita até o início da cerimônia em enquete publicada na página www.facebook.com/timebrasil e no site www.cob.org.br/pbo.

Em 2014, ano de estreia da categoria, a vencedora foi a ginasta Flávia Saraiva.

Guga e técnico 'gringo' receberão prêmios

O tricampeão de Roland Garros Gustavo Kuerten, o Guga, foi o escolhido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para receber o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, tradicional premiação que leva o nome do brasileiro bicampeão olímpico no salto triplo e celebra valores como ética, respeito e eficiência no esporte.

A entidade aproveitou as festividades pelos 15 anos desde que o ex-tenista atingiu pela primeira vez o topo do ranking mundial da ATP, ao vencer Andre Agassi na final do Masters Cup, em Lisboa (POR). Ele ficou na liderança por 43 semanas.

O Comitê também premiará, como de costume, os melhores treinadores da temporada. Dentre os escolhidos da vez, um é estrangeiro: o croata Ratko Rudic, da Seleção masculina de polo aquático, foi eleito na categoria esportes coletivos. Na individual/dupla, venceu Leandro Andreão, de Alison/Bruno Schmidt.

Serão homenageados ainda os medalhistas nos Jogos Pan-Americanos Toronto (CAN), em julho, os melhores atletas do ano em cada uma das 49 modalidades olímpicas e os Melhores Atletas dos Jogos Escolares da Juventude de Londrina (PR).

Quem mais venceu


Três troféus
Cesar Cielo (natação).
......................
Dois troféus
Guga (tênis); Arthur Zanetti, Daiane dos Santos e Daniele Hypolito (ginástica); Fabiana Murer e Maurren Maggi (atletismo).
......................

Um troféu
Leila, Giba, Sheilla, Murilo e Nalbert (vôlei); Vanderlei Cordeiro (atletismo); Fernando Meligeni (tênis); Jade Barbosa e Lais Souza (ginástica); Natália Falavigna (taekwondo); Poliana Okimoto (maratona aquática); Robert Scheidt, Jorge Zarif e Martine/Kahena (vela); João Derly e Sarah Menezes (judô); Thiago Pereira (natação).

Relembre os últimos premiados pelo COB na categoria Melhor Atleta do Ano

1999 – Maurren Maggi (atletismo) e Gustavo Kuerten (tênis)
2000 – Leila Barros (vôlei) e Gustavo Kuerten (tênis)
2001 – Daniele Hypolito (ginástica artística) e Robert Scheidt (vela)
2002 - Daniele Hypolito (ginástica artística) e Nalbert (vôlei)
2003 – Daiane dos Santos (ginástica artística) e Fernando Meligeni (tênis)
2004 - Daiane dos Santos (ginástica artística) e Vanderlei Cordeiro (atletismo)
2005 – Natália Falavigna (taekwondo) e João Derly (judô)
2006 – Laís Souza (ginástica artística) e Giba (vôlei)
2007 – Jade Barbosa (ginástica artística) e Thiago Pereira (natação)
2008 – Maurren Maggi (atletismo) e Cesar Cielo (natação)
2009 – Sarah Menezes (judô) e Cesar Cielo (natação)
2010 – Fabiana Murer (atletismo) e Murilo Endres (vôlei)
2011 - Fabiana Murer (atletismo) e Cesar Cielo (natação)
2012 – Sheilla Castro (vôlei) e Arthur Zanetti (ginástica)
2013 – Poliana Okimoto (maratona aquática) e Jorge Zarif (vela)
2014 - Martine Grael e Kahena Kunze (vela) e Arthur Zanetti (ginástica artística)