Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com atuação de tirar o fôlego, Robson bate cubano e vai à final no boxe

Brasileiro teve desempenho eletrizante em duelo de alto nível pela semifinal da <br>categoria até 60kg: Decisão acontece na próxima terça-feira,&nbsp;às 19h15

(foto:AFP)
Escrito por

Quando garantiu a vaga nas semifinais e ao menos uma medalha de bronze na categoria até 60kg na Rio-2016, Robson Conceição afirmou que estava "feliz, porém não satisfeito". E ele mais uma vez confirmou isso em cima do ringue. Com uma atuação espetacular, o brasileiro superou o tricampeão mundial Lázaro Álvarez na semifinal e garantiu vaga na final da competição, levantando o público presente no pavilhão seis, neste domingo.  

O duelo foi como esperado. Parelho. Com dois atletas de alto nível em ação, o duelo foi decidido no detalhe. O brasileiro aplicou os melhores golpes com a mão direita, trabalhou bem sua velocidade e preparo físico e não se intimidou diante do currículo do rival. Após começar num ritmo mais fraco no primeiro assalto, Robson foi empurrado pela torcida, cresceu nos minutos finais e garantiu o triunfo com uma atuação de tirar o fôlego.

- Graças ao apoio da torcida, queria felicitar os pais no Dia dos Pais e espero que esse dia tenha sido especial pra vocês assim como foi pra mim. Essa força positiva está me fazendo chegar lá. A luta foi muito difícil, mas estou com a consciência tranquila. O público brasileiro, a torcida está sendo demais, não tem nem nota para descrever isso. Ainda não caiu na real (a ficha). Estou doido para que chegue logo essa final para buscar a medalha de ouro. Ele foi um pouco mais técnico. Porém, minha garra, vontade de lutar, foi excepcional para essa vitória - avaliou o lutador, logo após a luta.


Essa foi a terceira vez que os lutadores se enfrentaram. Antes do confronto na Rio-2016, o duelo estava empatado com uma vitória para cada lado. Essa é a segunda participação do brasileiro em olimpíadas. Ele não conquistou medalha em Londres-2012.

Aos 27 anos, ele chega à final olímpica e lutará pelo ouro na próxima terça-feira, às 19h15.

A LUTA
1º round
O duelo começou quente, com Robson dominando o centro do ringue e trabalhando sua movimentação. O baiano acertou os melhores golpes no round com a mão direita. A cada soco a torcida fazia barulho para o tupiniquim. Lázaro ameaçou, mas não chegou a ter a efetividade do brasileiro.

2º round
​A segunda etapa começou com o cubano mais à vontade, dominando o centro do ringue e atacando com a mão direita. Aos poucos, Robson se recuperou e equilibrou a disputa. O round se encerrou com ambos levantando os braços após sequência de socos alternadas. O brasileiro sofreu alguns golpes duros, mas também pontuou. 

3º round
No início do último assalto, o brasileiro sofreu um golpe que quase o fez cair, desequilibrado. Recuperado, o brasileiro teve a força dos fãs, que fizeram muito barulho, e mostrou um volume melhor. Devido a quantidade de vezes em que ambos abaixaram a cabeça, o árbitro teve de pedir atendimento médico para checar supercílio de Robson. De volta à luta, o brasileiro acelerou o ritmo, acertou golpes dando o gás final e fazendo a torcida ver o fim da luta de pé e comemorando. O cubano também teve boa atuação e abrilhantou o confronto com seus golpes técnicos e paciência.