Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Câmeras suspensas fora de uso até conclusão de investigação

Após queda de uma delas no Parque Olímpico, COI só volta a liberar aparelhos nas para externas  em todas as Arenas após receber laudo que garanta segurança em todas elas

Área onde a câmera da OBS caiu no Parque Olímpico é interditada pelo Força Nacional e por voluntários (Foto: Bernardo Cruz)
Escrito por

As investigações sobre a causa da queda de 20 metros de uma câmera suspensa no Parque Olímpico da empresa OBS -  Olympic Broadcast Service, responsável pelas imagens dos jogos - na tarde desta segunda-feira e que resultou em sete feridos estão em andamento. E até que o relatório esteja concluído, o COI e a Rio-2016, juntamente com as equipes de segurança, estabeleceram uma medida de segurança e decidiram que nenhuma delas poderá ser usada nas áreas externas das arenas esportivas.

- Faremos isso até termos a certeza sobre a causa do rompimento dos cabos e conseguirmos dar 100% de garantia para as outras câmeras similares
Isso significa que além do Parque Olímpico, estão proibidas as câmeras suspensas no Parque Olímpico, em Deodoro, no Sambódromo - disse Mário Andrada, diretor executivo de comunicação da Rio-2016.

Já as câmeras suspensas internas, que acompanham os jogos, por possuírem estrutura diferente, com maior número de cabos de sustentação, seguem liberadas.

A OBS é  propriedade do Comitê Olímpico Internacional (COI) e que faz imagens aéreas das diversas arenas do complexo esportivo. Antes do aparelho cair, um dos cabos de sustentação havia se soltado. A organização fez um isolamento da área e, minutos depois, o outro cabo de segurança se rompeu, o que fez a câmera, que pesa cerca de 100kg, cair e, por sorte, apenas ferir sete pessoas que estavam na proximidade da Arena 1.

À noite, a OBS soltou comunicado no qual apenas disse que havia mandado um equipe de segurança entre o momento do rompimento do primeiro cabo e a queda da câmera e que uma investigação tinha sido iniciada. 

Já o Comitê Olímpico Internacional ficou apenas no comentário superficial, comemorando a sorte de não ter de lamentar um acidente que poderia ter sido fatal.

-  Estamos averiguando o que houve e a boa noticia foi que noa tivemos ferimentos graves - disse Mark Adams, porta-voz do COI.