Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil perde outra e vê classificação ameaçada no vôlei

Itália faz 3 a 1 na Seleção, se classifica e pode ser fiel da balança na última rodada

Lucão no ataque de meio (Foto: Paulo Sérgio/Lancepress!)
Escrito por

Separem as calculadoras para a rodada final do torneio olímpico masculino de vôlei, na segunda-feira. Os resultados desta quinta embolaram a disputa pelas vagas do Grupo A para as quartas de final.

Com a derrota para a Itália por 3 a 1 (25-23, 23-25, 25-22 e 25-15), o Brasil segue com seis pontos, agora empatado com França, Estados Unidos e Canadá. Dos quatro, um vai ficar fora da briga por medalhas. Eu diria que uma das vagas ficará com os americanos, que terão pela frente o limitadíssimo México. Desta forma, sobram três por duas vagas. E aí existe espaço até para teoria da conspiração. Classificada e garantida como primeira colocada com 12 pontos, a Azzurra poderia "não se esforçar" no confronto com os canadenses, que avançariam com um triunfo. Sobraria então o confronto direto entre brasileiros e franceses, às 22h35, fechando a rodada, com o vencedor avançando e o perdedor sendo eliminado.

Neste cenário não custa lembrar do polêmico Brasil x Bulgária, no Mundial de 2010, na Itália. Com Marlon doente e Bruninho gripado, o Brasil jogou com o oposto Theo como levantador e logicamente perdeu. Os italianos chamaram a situação de marmelada, já que a derrota deu um caminho mais tranquilo para a Seleção no restante da competição. No fim, o Brasil foi campeão, mas até hoje a polêmica persiste.

Situação da Azzurra à parte, a derrota transforma o jogo entre brasileiros e franceses numa autêntica final. E a pressão logicamente será muito maior para os donos da casa. Perguntei ao técnico americano John Speraw sobre tal possibilidade. E a resposta dele resume bem a situação:

- Não vá para Las Vegas com dinheiro para apostar neste jogo, pois acredito que é impossível fazer uma previsão certa.

No retrospecto recente, o Brasil venceu a França nos dois jogos válidos pela Liga Mundial de 2016. Mas perdeu, no mesmo Maracanãzinho, na Liga do ano passado, ficando fora das semifinais.

Durante a derrota para a Itália, a torcida tentou, em alguns momentos, incentivar o time ao gritar "Eu acredito!". É preciso seguir acreditando mesmo, mas o time precisa ajudar dentro de quadra.