Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasil comete erros e fica em último na final por equipes na ginástica

Brasileiras têm problemas em alguns aparelhos e não conseguem repetir o bom desempenho de competições anteriores, terminando apenas na oitava colocação geral

 (Foto: AFP)
Escrito por

Desbancar as potências da ginástica artística não era a mais fácil das tarefas. As brasileiras tentaram. Com um sorriso sempre presente no rosto, elas superaram notas baixas e algumas quedas, e terminaram a final por equipes desta terça-feira, na Arena Olímpica do Rio, como se esperava: graciosamente.

A última colocação, no fim, foi o que menos importou. Para as brasileiras, estar na decisão já era uma medalha de ouro garantida. Logo no primeiro aparelho, a trave, as chances de subir ao pódio já caíram muito para o Brasil, já que Daniele Hypolito e Jade Barbosa não tiveram boas notas, e Flávia Saraiva não recebeu as notas acima de 15 pontos as quais está acostumada. Mas as brasileiras seguiram sorrindo.

Em mais um aparelho bem conhecido pelas atletas, o solo, novos problemas... Rebeca Andrade, uma das ginastas mais completas do mundo, apresentava uma bela série, até o último salto, quando caiu. Antes mesmo de levantar, já sorria.

O terceiro aparelho foi o salto, no qual as brasileiras tiveram um grande desempenho. Lorrane Oliveira foi a primeira, e não fez feio. Jade e Rebeca, por sua vez, tiveram notas consideravelmente altas. Nesse momento, é claro, o sorriso voltava a ocupar a maior parte do rosto.

No último aparelho, as barras assimétricas, as brasileiras, já sem a pressão do resultado, fizeram boas performances. Lorrane, Jade e Rebeca tiveram boas notas e o Brasil encerrou sua participação na final por equipes da Olimpíada do Rio de Janeiro com graça. No fim, as ginastas conversavam, brincavam, tiravam selfies, curtiam o momento... Afinal, não é todo o dia que os Jogos Olímpicos estão em sua casa, não é?

O oitavo lugar deixou o Brasil como o pior time da decisão por equipes. Porém, ao mesmo tempo, coloca o país entre as oito maiores potências do mundo na ginástica. Tendo em mente o tamanho do sorriso das ginastas brasileiras nessa terça-feira, qual alternativa você acha que foi escolhida?

Confira a classificação final da competição:
1) Estados Unidos - 184,897
2) Rússia - 176,688
3) China - 176,003
4) Japão - 174,371
5) Grã-Bretanha - 174,362
6) Alemanha - 173,672
7) Holanda - 172,447
8) Brasil - 172,087