Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Na base da raça, Brasil despacha Argentina e está na semifinal

Seleção supera lesões de Lucarelli e Lipe, vence clássico e segue na briga pelo ouro

(Foto: Paulo Sergio/Lancepress!/AFP)
Escrito por

Pela quarta Olimpíada consecutiva, a Seleção Brasileira masculina de vôlei vai disputar uma medalha.

Ouro em Atenas-2004 e prata em Pequim-2008 e Londres-2012, o Brasil passou na madrugada desta quinta-feira pela Argentina por 3 sets a 1 (25-22, 17-25, 25-19 e 25-23). Amanhã, a vaga na final será decidida contra a Rússia. O outro finalista sairá de Itália x Estados Unidos.

Além de carimbar o passaporte para brigar por um lugar no pódio, a Seleção exorcizou um fantasma olímpico. A Argentina havia vencido os clássicos sul-americanos nas quartas de final dos Jogos de Sydney-2000 e na disputa pelo bronze em Seul-88, além de jogo válido pela fase de grupos em Atlanta-96. Foram as ÚNICAS três vitórias dos hermanos em 35 partidas em competições oficiais mundiais contra o Brasil (Jogos Olímpicos, Liga, Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Copa dos Campeões).

Para superar o rival, a Seleção contou com uma formação inédita na Rio-2016 a partir do segundo set: Lipe e Maurício Borges como pontas. Lucarelli sentiu um problema muscular na coxa direita, precisou ser substituído. Como esperado, Wallace acabou recebendo a maioria das bolas quando o passe não saía. Mas o drama brasileiro não parou por aí. No quarto set, foi a vez de Lipe sentir um problema físico nas costas e precisar de atendimento. Lucarelli voltou, mas nitidamente não estava 100% fisicamente.

E o Brasil foi realmente testado, pois a Argentina mostrou um volume de jogo de seleção de primeiro escalão do vôlei mundial.  E a Seleção mostrou mais paciência do que nos jogos anteriores na virada de bola. Uma virtude.

Wallace saiu do jogo como o maior pontuador do time: 24. Lipe terminou com 11 pontos, mesmo número de  Maurício Borges e Lucão.