Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atletismo: Comitê se reúne sexta-feira para decidir se a Rússia disputa a Rio-2016

Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo irá definir se russos seguirão banidos da competição. Segundo a AFP, COI pode abrandar a pena ao país

Principal atleta russa, a varista Yelena Isinbayeva apelou ao COI para ir à Olimpíada (Foto: PHIL NOBLE/AFP)
Escrito por

O dia D para o atletismo da Rússia está marcado. Na sexta-feira, o conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) se reúne em Viena (AUT) para definir se o país poderá disputar a Olimpíada do Rio de Janeiro.

Os russos foram suspensos de todas as competições internacionais em novembro do ano passado após a divulgação de um esquema de doping sistemático no atletismo do país patrocinado pelo governo.

Assim, a Agência Mundial Antidoping (Wada) fez uma série de pedidos à Rússia para que o país se adequasse às normas da entidade. Os russos, inclusive, já confirmaram que diversas ações já foram tomadas.

Segundo a agência internacional de notícias France Presse (AFP), o Comitê Olímpico Internacional (COI) teria sinalizado com um "abrandamento" da pena a alguns atletas que não foram flagrados no doping, como é o caso da varista campeã olímpica e mundial Yelena Isinbayeva. Assim, alguns competidores russos estariam liberados para participarem dos Jogos no Rio de Janeiro.

- É uma opção plausível. Mas quais são as garantias que podemos ter dos russos. É um sistema estatal e é difícil tirar senso das coisas. Também é um problema de credibilidade para a IAAF. Nossa imagem está manchada e o único jeito de retificar as coisas é sendo duro - disse o presidente da Federação Francesa de Atletismo e membro do conselho da IAAF, Bernard Amsalem.

Mas há muita pressão, política e de todos os tipos, diretas e indiretas em cada um de nossos países, o que indica que alguns membros irão hesitar - completou Amsalem.

Atletas apelam para o Comitê Olímpico em carta

A dois dias do veredito que definirá o possível retorno de atletas russos à Olimpíada do Rio de Janeiro, os principais competidores do país fizeram uma carta apelando ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para a reinstauração da Rússia nos Jogos.

Encabeçados por Isinbayeva, que já cogitou até apelar ao Tribunal Superior do Esporte, os compeditores afirmaram estar comprometidos na luta contra o doping.

"Pedimos a você e ao COI que tomem uma atitude humanitária com os muitos atletas cujos destinos estão em jogo e que tomem decisões equilibradas e sábias (...) Garantimos que nossos atletas estão limpos. Nenhum deles jamais tomou substâncias proibidas, e não há suspeitas sobre eles. Por favor, conte-nos o que mais precisamos fazer para convencer a comunidade olímpica do nosso comprometimento na luta contra o doping", disseram, em um dos trechos da carta.