Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atletismo brasileiro busca feitos inéditos nesta sexta-feira na Rio-2016

Brasil pode conquistar resultados jamais alcançados nesta sexta-feira, na disputa das marchas de 20 km feminino, 50 km masculino e na final do lançamento do martelo

(Foto: Wagner Carmo/CBAt)
Escrito por

Na última sexta-feira (12), pela primeira vez na história olímpica, um brasileiro da marcha atlética terminou sua prova (20 km) em quarto lugar e por muito pouco não faturou uma medalha de bronze; na segunda-feira, foi o dia em que o salto com vara, uma prova extremamente técnica, deu a primeira medalha de ouro para o Brasil.

Nesta sexta-feira, existe uma boa possibilidade de que outros feitos inéditos sejam alcançados pelo atletismo, com Wagner Domingos na final do lançamento do martelo e as presenças de brasileiros bem cotados nas marchas de 50 km masculino e 20 km feminino na Olimpíada Rio-2016.

A participação de Wagner Domingos, o Montanha, na final da prova do martelo, quebra um jejum de 84 anos. A última vez que um brasileiro esteve em uma final olímpica foi em Los Angeles-1932, com Carmine Di Giorgi. Principal nome da modalidade no Brasil, Montanha avançou para a disputa de medalhas com a marca de 74m17, na quarta-feira.

Para poder sonhar com o pódio, contudo, o brasileiro precisa atingir uma marca próxima ao seu melhor resultado na carreira, 78m63, que é o recorde sul-americano da prova.

– O primeiro objetivo eu cumpri, que era chegar à final, e agora vou ao segundo, que será terminar entre os oito primeiros – afirmou Montanha. A final do lançamento do martelo deverá começar às 21h05.

De olho na marcha
Mais cedo, o atletismo brasileiro busca um pódio inédito na marcha atlética. As maiores chances estão prova feminina de 20 km, a partir das 14h30, com a presença de Erica Rocha de Sena, que no final de julho herdou a medalha de bronze do Mundial de 2015, por conta do doping de Hong Liu, da China. Ela detém o recorde sul-americano da prova, com 1h27min18. Além de Erica, também participará Cisiane Lopes, cuja melhor marca é de 1h33min44s.

Na marcha masculina de 50 km, o Brasil terá três inscritos, com destaque para Caio Bonfim, que há semana ficou em 4 na prova de 20 km, sua especialidade. Também competem Jonathan Rieckmann e Mario José dos Santos Junior. A largada da prova será às 8h30.