Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Após 36 anos, Zimbábue faz história na Olimpíada com futebol feminino

Equipe que disputa a Rio-2016 é a primeira do país classificada para os Jogos na história e a segunda a disputar - em 1980, em Moscou, time de hóquei foi convidado e levou o ouro!

Técnico de Zimbábue, Shadreck Mlauzi concede entrevista em Itaquera (Foto: Reprodução Twitter)
Escrito por

A seleção de futebol feminino de Zimbábue caiu em uma chave com três postulantes à medalha na categoria e provavelmente será lanterna no seu grupo da Rio-2016. Mesmo assim, já fez história, pois esta é a primeira vez que o país africano se classifica para disputar um esporte coletivo na Olimpíada. Antes disso, só a equipe feminina de hóquei na grama havia participado, mas como convidada, em 1980, quando levou o ouro nos Jogos de Moscou. 

Naquela ocasião, Zimbábue havia acabado de se tornar independente após sete anos de guerra civil e foi chamado em cima da hora pela União Soviética e COI diante de seguidas desistências de países capitalistas. Com um time montado para o torneio, o país africano acabou a competição invicto e com o ouro - a medalha seguinte veio apenas na Olimpíada de 2004, e na natação. Desde 1980, Zimbábue foi representado nos Jogos só em esportes individuais.

- É um grande acontecimento, porque é a primeira vez que o país se classifica para um esporte coletivo desde sua independência, em 1980, então a nação está muito animada. Vamos tratar de aproveitar a experiência, mas também queremos ser muito competitivos até onde pudermos. Temos talento - disse o treinador, Shadreck Mlauzi.

Em sua chave, o Zimbábue vai enfrentar o Canadá, medalha de bronze em Londres-2012, a Alemanha, segunda colocada no ranking da Fifa, e Austrália, quinta no ranking. A estreia será contra a Alemanha, uma das favoritas ao ouro, quarta-feira, às 18h, na Arena Corinthians.