Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Álbum da Rio-2016 é lançado, mas deixa fora alguns campeões mundiais

Ana Marcela, Allan do Carmo e Daniele Hypólito não estão no livro ilustrado dos Jogos

Diego Hypólito participou do evento de lançamento, mas não achou a irmã Daniele (Foto: Igor Siqueira)
Escrito por

O Comitê Rio-2016 e a Panini lançaram nesta quarta-feira o álbum de figurinhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos deste ano. A publicação tem Marta, Anderson Varejão e o nadador Daniel Dias como destaques principais, ocupando o espaço nobre da capa.

São 60 páginas, com 374 figurinhas, trazendo informações de diversas modalidades e itens históricos dos Jogos. Mas uma das curiosidades é a ausência de dois campeões mundiais da maratona aquática, Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha, que são favoritos ao ouro olímpico nas águas cariocas, além da ginasta Daniele Hypólito - que no último final de semana foi ouro em três aparelhos da etapa de São Paulo da Copa do Mundo de ginástica.

- A seleção dos atletas é feita pela Panini. Estamos há um ano trabalhando no álbum. O critério inicial foi a quantidade de figurinhas. Tivemos que fazer a seleção e negociar atleta por atleta. Muitos receberam com alegria a possibilidade de participar. Outros declinaram, é uma decisão de cada um, porque eles têm que ceder os direitos de imagem. A Panini fez uma lista que entendeu ser interessante, com representatividade - explicou José Eduardo Martins, presidente da Panini.

No entanto, em relação à Ana Marcela, segundo explicou o estafe da nadadora, inicialmente a campeã mundial não foi procurada. Houve, na reta final de fechamento do álbum, uma procura por parte da Panini, mas não houve mais ambiente para negócio. A única figurinha da maratona aquática é de Poliana Okimoto.

Sobre a ausência de Daniele Hypólito, o mais curioso foi a reação do irmão e também ginasta Diego Hypólito. Ele participou do evento de inauguração e fez muita festa quando encontrou a própria figurinha. Mas não escondeu a decepção por não encontrar a irmã.

- Não sei o que aconteceu - lamentou.

NEYMAR TEM

Deu tempo incluir a figurinha de Neymar, com direito a escudo da CBF no uniforme, apesar de o emblema da entidade não poder aparecer na camisa que será usada nos Jogos Olímpicos, sendo substituído pela bandeira brasileira.

- Foi uma aposta da Panini. Neymar está nos álbuns da Copa América e dos Jogos Olímpicos. Esperávamos que ele fosse às duas competições. É uma definição que nós temos que fazer. Não podemos ir à CBF para perguntar a escalação antes do Dunga decidir. Usamos os atletas que foram convocados mais vezes. Na Copa América, erramos nove. Mas ele (Dunga) mexeu muito, convocou o time para treinar para a Olimpíada - completou o presidente da Panini.

O álbum dos Jogos Rio-2016 chega às bancas no dia 3 de junho e vai custar R$ 6,90. Cada pacote com cinco figurinhas será vendido a R$ 1,25.