Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ágatha/Bárbara supera susto, vai à semi e assegura medalha ao Brasil

Horas após Larissa e Talita se classificarem no sufoco, paranaense e carioca têm trabalho somente no primeiro set para despachar Ukolova/Birlova e garantir lugar na próxima fase

(Foto:AFP)
Escrito por

De fortes emoções, o dia já estava cheio. Ágatha e Bárbara Seixas até deram um pequeno susto no torcedor, mas confirmaram o favoritismo e avançaram à semifinal dos Jogos Olímpicos Rio-2016, com vitória sobre as russas Ekaterina Birlova e Evgenia Ukolova por 2 sets a 0, parciais de 23-21 e 21-16, na Arena de Copacabana. Mais cedo, Larissa e Talita haviam assegurado outra vaga ao país.

Com os resultados, o Brasil já garantiu ao menos uma medalha na modalidade. Na pior das hipóteses, as duas equipes brasileiras perderiam seus próximos jogos e se enfrentariam na briga pelo bronze.

A paranaense e a carioca enfrentam agora Kerri Walsh/April Ross (EUA), que venceram Bawden/Clancy (AUS), por 2 a 0. O jogo acontecerá na madrugada de terça para quarta-feira, com início à meia-noite. A outra equipe do Brasil terá pela frente as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst mais cedo, às 16h.

A sessão noturna começou com domínio das donas da casa, confiantes graças aos ataques e bloqueios de Ágatha. Mas a estratégia de alvo das europeias mudou. Dois erros de recepção de Bárbara, em saque de Ukolova, pareceram desestabilizar o time. A eficiência das brasileiras na virada de bola caiu. Elas se viram reféns dos bloqueios de Birlova. Neste momento, a experiência de quem é campeã mundial pesou. Esboçaram a reação, que parecia difícil. A virada veio a partir de um ataque bem colocado por Bárbara no corredor.


A dupla da casa certamente não queria viver emoções tão fortes como as compatriotas Larissa e Talita, mais cedo. Portanto, trataram se impor seu melhor ritmo desde que o primeiro saque foi executado na segunda parcial. O aproveitamento de ataque de Bárbara manteve-se alto desta vez. Ágatha colaborou sempre que acionada. Enfim, a torcida via refletida na quadra a superioridade da melhor equipe. Em um ataque de Bárbara, a classificação estava definida.

No masculino, Alison e Bruno Schmidt disputam uma vaga na semifinal nesta segunda-feira, às 16h, contra os americanos Dalhausser e Lucena.