Lista

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Saiba quem são os dez jogadores mais valiosos do Campeonato Chinês

Os chineses foram buscar seus principais reforços na Europa. Ainda assim, os brasileiros são maioria, 26,5% do total de gringos do torneio

(Foto: Reprodução / Twitter)
Escrito por

O Campeonato Chinês começa nesta sexta-feira e, diferentemente dos últimos anos, não há favoritos para o título. Atual pentacampeão, o Guangzhou Evergrande, do técnico brasileiro Luis Felipe Scolari, terá de superar rivais com craques mundiais, como Alex Teixeira e Ramires, do Jiangsu SUning.

O ex-jogador do Vasco divide o posto de mais valioso do torneio com o colombiano Jackson Martínez, ambos avaliados em 30 milhões de euros, cerca de R$ 127 milhões. Eles chegaram ao país na atual janela de transferências, que abalou o futebol mundial.

Se antes os chineses levavam jogadores de ligas exportadoras como o próprio Brasileirão, desta vez eles foram buscar seus principais reforços na Europa. Ainda assim, os brasileiros são maioria, 26,5% do total de gringos na China.

O terceiro mais caro do campeonato é o brasileiro Ramires, que estava no Chelsea. Comprado por 28 milhões de euros, o meia é avaliado em 25 milhões de euros. Outro que trocou a Liga dos Campeões para jogar na Ásia foi Gervinho, ex-Roma. O marfinense do Hebei Fortune é o quarto mais valioso da liga chinesa, avaliado em 15 milhões de euros.

Em quinto lugar da lista está Ricardo Goulart, ex-Cruzeiro. No primeiro ano no Guangzhou Evergrande, o atacante ganhou o torneio nacional e a Liga dos Campeões da Ásia. Comprado por 15 milhões de euros, seu valor de mercado está em 12 milhões de euros.

Além dos brasileiros, o chineses parecem apostar em outros sul-americanos, os colombianos. O sexto mais caro é Fredy Montero (Tianjin Teda) e o sétimo, Fredy Guarín (Shanghai Shenhua), avaliados em 11 milhões de euros e 10,5 milhões de euros, respectivamente.

Outra caraterística das compras chinesas parece ser a obsessão pela Premier League. Demba Ba e Paulinho, oitavo e nono mais caros, estavam lá. O senegalês passou por Chelsea e depois Besiktas, enquanto o volante brasileiro esteve no Tottenham. Ambos valem 10 milhões de euros.

Completam a lista dos dez mais valiosos o argentino Ezequiel Lavezzi, que estava no PSG, e Renato Augusto. O atacante assinou com o Hebei Fortune e tem valor de mercado estimado em 9 milhões de euros, mesmo valor do brasileiro Renato Augusto, craque do último Brasileirão e vendido pelo Corinthians ao Beijing Guoan.