Lista

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Lista das 21 transferências mais caras da janela tem cinco brasileiros

China e Inglaterra são principais destinos dos jogadores em janeiro. Colombiano Jackson Martínez é o mais caro, comprado pelo Guangzhou Evergrande, da China, por 42 milhões de euros

Ramires foi bem na vitória do Chelsea sobre o Porto (Foto: Glyn Kirk / AFP)
Escrito por

A China foi a grande compradora do mercado de transferências de janeiro, mas o Brasil também foi destaque. Os jogadores do país se destacaram e Ramires foi o segundo maior negócio do período, ao trocar o Chelsea pelo Jiangsu Suning, da China, por 28 milhões de euros, atrás apenas de Jackson Martínez, que trocou o Atletico de Madrid pelo Guangzhou Evergrande por 42 milhões de euros. 

Mas não foi só o meia que chamou a atenção entre os brasucas.  Elkeson trocou o Guangzhou Evergrande pelo Shangai SIPG, ambos da China, por 18,5 milhões de euros. Ele só ficou atrás de Martínez, Ramires e Imbula, francês que trocou o Porto pelo Stoke City por 24,2 milhões de euros.

Outro que foi para a China é Gervinho. O marfinense deixou a Roma para jogar no Hebei China Fortune por 18 milhões de euros. Além dele, o colombiano Guarín saiu da Inter de Milão e foi para o Shangai Shenhua, que ainda comprou o chinês Jinhao Bi. Fechando a lista de mais caros da China aparece Geuvânio, que aos 23 anos optou por deixar o Santos para jogar pelo Tianjin Quanjian.

A Premier League também estará cheia de caras novas depois da janela de inverno. Uma delas é do senegalês Oumar Niasse, ex-Lokomotiv Moscou, que assinou com o Everton por 17,9 milhões de euros, apenas 1,9 milhão de euros a mais do que a Roma pagou por Gerson, do Fluminense. Ainda no Reino Unido, Shelvey (ex-Swansea) e Townsend (Tottenham) acertaram com o Newcastle por 16 milhões de euros e 15,7 milhões de euros, respectivamente. O pequeno Bournemouth contratou Benik Afobe, ex-Wolverhampton, por 13,3 milhões de euros.

Os ingleses levaram ainda Timm Klose (Wolfsburg para Norwich), Jordan Rhodes (Blackburn para Middlesbrough), Wahbi Khazri (Bordeaux para Sunderland), Steven Naismith (Everton para Norwich) e Doucouré (Rennes para Watford).

Completam o top-20 Calleri, vendido pelo Boca Juniors para um grupo de empresários e emprestado ao São Paulo, Immobile (Dortmund para Sevilla) e Jemerson (Atlético-MG para Monaco).