Mais Que Um Jogo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Top 5: veja os clubes com elencos mais estáveis na Europa

Apenas três clubes das cinco principais ligas europeias têm média de permanência do elenco maior do que cinco anos

Barcelona e Tottenham, dois modelos de clubes que mantém base do elenco há anos  (Foto: Glyn Kirk / AFP)
Escrito por

Apostar na manutenção de um elenco, muitas das vezes, é um caminho para o sucesso no futebol. No quesito estabilidade, o Real Madrid é o líder entre os clubes das cinco principais ligas europeias (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França).
Um levantamento do CIES (Centro Internacional de Estudos de Esporte) aponta o clube merengue com maior média de permanência dos atletas no atual plantel.
Apenas três clubes das cinco principais ligas europeias têm média de permanência do elenco maior do que cinco anos. Além do Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique são os outros times com uma estabilidade deste porte no elenco. Não à toa são três clubes vitoriosos nos últimos anos.

VEJA OS CINCO ELENCOS MAIS ESTÁVEIS
1º – Real Madrid
A média de permanência de um atleta no elenco atual do clube merengue é de 5,84 anos. Marcelo, Sérgio Ramos, Benzema, Bale, entre outros, são jogadores com muito tempo de casa.

ROB FOLDY / AFP

2º – Barcelona
A média atual de permanência do clube catalão é de 5,36 anos. Messi, Piqué, Busquets, entre outros, são exemplos de estabilidade no elenco.

(Foto: Glyn Kirk / AFP)

3º – Bayern de Munique
O clube bávaro tem média de estabilidade de 5,26 anos. Nomes como Ribéry, Neuer, Robben, Thomas Müller, entre outros, são consagrados no Bayern há anos.

(Foto: JAVIER SORIANO / AFP)

4º – Atlético de Madrid
Simeone conta com uma base de peso e tem tido sucesso à frente do Atlético. A média de permanência é de 4,17 anos. Godín, Juanfran, Koke e Griezmann são referências neste sentido de estabilidade do plantel.

Simeone mantém elenco como fórmula de sucesso (Foto: Reprodução)

5º – Tottenham
Fecha o Top 5 com média de 3,89 anos. Lloris, Eriksen e Harry Kane são pilares do Tottenham há temporadas.

AFP