Mais Que Um Jogo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gabriel Martinelli aumenta a lista: os brasileiros na história do Arsenal

Relação apresenta alguns nomes que marcaram época com a camisa doi tradicional clube inglês, como o volante Gilberto Silva; outros tiveram bem passagem mais modesta

Gilberto Silva brilhou pelo Arsenal (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)
Escrito por

Revelação do Campeonato Paulista com a camisa do Ituano, o jovem Gabriel Martinelli, de 18 anos, foi anunciado, nesta terça-feira, como reforço do Arsenal. O atacante custou 6,7 milhões de euros (R$ 29 milhões) e será mais um brasileiro na história do clube inglês.

Alguns nomes do país se destacaram com a camisa do clube inglês, com destaque para Gilberto Silva, campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002, e Edu. Outros tiveram passagem discreta.

A história de atletas do Brasil no clube inglês tem até atleta contratado por 4 milhões de euros (R$ 17 milhões, na cotação atual), mas que não vestiu a camisa do time, caso de Wellington Silva, revelado pelo Fluminense. Já o lateral Pedro Botelho foi para a base do clube inglês e não chegou a atuar pelo profissional. Abaixo, os brasileiros que entraram em campo pelos Gunners.

Os brasileiros do Arsenal:

Sylvinho

Sylvinho abre a lista (Foto: FRANCOIS LO PRESTI / AFP)

O ex-lateral-esquerdo, agora técnico do Lyon, foi o primeiro brasileiro na história do clube inglês. Sylvinho atuou por duas temporadas: 1999/2000 e 2000/2001 e foi eleito para o time da temporada da Premier League, em 2001. Ao todo, ele fez 98 jogos e um gol. Foi campeão da Supercopa da Inglaterra.

Edu

Edu em ação pelo Arsenal (Foto: CARL DE SOUZA / AFP)

Revelado pelo Corinthians, o ex-meio-campista foi para o clube inglês na temporada 2000/2001 e ficou até 2005. Disputou 127 jogos e marcou 15 gols. Edu conquistou a Premier League duas vezes, três Copas da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra.

Juan

Juan jogou pelo Arsenal (Foto: Gilvan de Souza/Lancepress!)

O lateral-esquerdo disputou duas partidas pelo clube, na temporada 2001/2002.

Gilberto Silva

Gilberto Silva é ídolo no Arsenal (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)

O ex-volante defendeu o clube de 2002 a 2008 – disputou 244 jogos e marcou 24 gols. Gilberto Silva conquistou uma Premier League, duas Copas da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra.

Denílson

Arsenal contou com Denilson (Foto: Arquivo LANCE!)

Cria do São Paulo, o volante defendeu o clube por cinco temporadas – de 2006 a 2011. Denílson disputou 153 jogos e marcou 11 gols.

Júlio Baptista

Júlio Baptista em ação pelo Arsenal (Foto: CHRIS YOUNG / AFP)

O ex-meia-atacante atuou por uma temporada (2006/2007) pelo clube, emprestado pelo Real Madrid. Júlio Baptista disputou 35 jogos e marcou dez gols.

Eduardo da Silva

Eduardo fez carreira na Europa (Foto: CARL DE SOUZA / AFP)

Naturalizado croata, o atacante defendeu o clube por três temporadas, de 2007 a 2010. Fez 67 jogos e marcou 22 gols.

André Santos

André Santos jogou no Arsenal (Foto: Divulgação/Figueirense)

O lateral/meia defendeu o clube inglês de 2011 a fevereiro de 2013. André Santos disputou 33 partidas e balançou as redes três vezes.

Gabriel Paulista

Gabriel Paulista fecha a lista (Foto: Adrian DENNIS / AFP)

O zagueiro foi contratado em janeiro de 2015 e ficou no clube até 2017. Gabriel Paulista fez 64 jogos e marcou um gol. Foi campeão da Supercopa da Inglaterra e bicampeão da Copa da Inglaterra.