Mais Que Um Jogo

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Atlético-MG é o 11º clube brasileiro a ser eliminado na fase de grupos da Libertadores no século XXI

Competição sul-americana registra alguns fracassos de representantes do futebol do Brasil. O ano de 2014, por exemplo, ficou marcado pela eliminação de três de uma só vez

Galo foi eliminado pelo Nacional do Uruguai (Foto: DOUGLAS MAGNO / AFP)
Escrito por

O Atlético-MG entrou para uma lista indesejável: a de brasileiros eliminados na fase de grupos da Libertadores no século XXI. O clube mineiro perdeu para o Nacional, no Mineirão, e está matematicamente sem chances de avançar para as oitavas de final do torneio. O Galo é o 11º time do país a cair nesta fase do torneio de 2001 para cá.

Ao todo, o futebol brasileiro amargou 15 eliminações na fase de grupos da Libertadores no século XXI. O Flamengo é o recordista, com quatro quedas. O Athletico Paranense parou na fase de grupos duas vezes.

Em 2014, o futebol brasileiro viu três clubes do país caírem na fase de grupos: Athletico Paranaense, Botafogo e Flamengo.

Os clubes brasileiros eliminados na fase de grupos da Libertadores no século XXI:

Athletico Paranaense – 2002

Furacão na Libertadores de 2002 (Foto: Divulgação)

Ficou em último lugar do grupo, com 5 pontos, atrás de Bolívar, Olmedo e América de Cali.

Flamengo – 2002

Flamengo contra o Once Caldas (Foto: Reprodução)

O Rubro-Negro fez apenas quatro pontos no grupo, sendo lanterna. Ficou atrás de Once Caldas, Universidad Católica e Olimpia.

Coritiba – 2004

Coritiba atuando em 2004 (Foto: Divulgação)

O Coxa fez oito pontos e ficou na terceira colocação, atrás de Rosario e Sporting Cristal.

Santo André – 2005

Santo André chegou a Liberta via Copa do Brasil (Foto: Divulgação)

Campeão da Copa do Brasil de 2004, o Santo André caiu na fase de grupos da Libertadores de 2005. Ficou em terceiro lugar, com oito pontos, atrás de Palmeiras e Cerro Porteño.

Paulista – 2006

Paulista fracassou em 2006 (Foto: Divulgação)

Campeão da Copa do Brasil de 2005, caiu na fase de grupos da Libertadores de 2006. O Paulista ficou em último lugar da chave, atrás do El Nacional, do Equador, River Plate e Libertad.

Internacional – 2007

Inter não defendeu título em 2007 (Foto: JEFFERSON BERNARDES / AFP)

O Colorado foi eliminado na fase de grupos na terceira colocação no critério de desempate – por ter saldo de gols menor em relação ao Nacional. O Vélez Sarsfield ficou com a 1ª colocação do grupo.

Flamengo – 2012

Love defendia o Fla em 2012 (Foto: Bruno de Lima/Lancepress!)

Com requinte de crueldade, o Rubro-Negro caiu na fase de grupos, com a terceira colocação da chave. O Emelec venceu o Olimpia nos acréscimos e se classificou, ao lado do Lanús.

Athletico Paranense – 2014

Merida treinou o Furacão na Libertadores (Foto: Divulgação)

O Furacão ficou com terceiro lugar, atrás do The Strongest e do Vélez Sarsfield.

Botafogo – 2014

Botafogo penou contra San Lorenzo (Foto: AFP/JUAN MABROMATA)

O Fogão perdeu para o San Lorenzo na última rodada e também caiu na fase de grupos da edição de 2014. O clube argentino e o Unión Española avançaram.

Flamengo – 2014

Fla caiu diante do León (Foto: Bruno de Lima/Lancepress!)

O Rubro-Negro perdeu no Maracanã para o León, do México, na última rodada, e foi outro clube brasileiro a ser eliminado na fase de grupos em 2014. O clube mexicano e o Bolívar se classificaram para as oitavas de final.

Palmeiras – 2016

Rosario x Palmeiras na Libertadores de 2016 (Foto: Stringer/AFP)

O Verdão foi eliminado na fase de grupos, ao ficar atrás do Nacional e do Rosario Central.

Flamengo – 2017

Fla caiu diante do San Lorenzo (Foto: AFP)

O Rubro-Negro precisava do empate na última rodada, mas perdeu para o San Lorenzo e caiu na primeira fase. O clube argentino e o Ahletico Paranense avançaram às oitavas de final.

Chapecoense – 2017

Chape foi penalizada (Foto: EITAN ABRAMOVICH / AFP)

A Chape também caiu na primeira fase em 2017. O clube catarinense foi punido devido à escalação irregular do zagueiro Luiz Otávio. Desta forma, viu Lanús e Nacional avançarem.

Vasco – 2018

Vasco diante do Racing (Foto: Reginaldo Pimenta / Raw Image)

O clube carioca foi eliminado logo na primeira fase – foi goleado por Cruzeiro e Racing, clubes que avançaram para as oitavas de final.

Atlético-MG – 2019

Galo fracassou este ano (Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG)

O Galo tem apenas três pontos – venceu só o Zamora no grupo. Cerro Porteño e Nacional já garantiram a classificação para as oitavas de final da Libertadores.