Libertadores Amstel

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rivais na Copa do Brasil, Palmeiras e Cruzeiro disputam “ponta” na Liberta

Os dois clubes são os brasileiros que mais marcaram gols na história do torneio continental<br>

Palmeiras e Cruzeiro jogam por uma vaga na final da Copa do Brasil (Luis Moura/WPP)
Escrito por

Palmeiras e Cruzeiro se enfrentam hoje, às 21h45, no Mineirão, por uma vaga nas finais da Copa do Brasil. O time mineiro venceu o jogo de ida, duas semanas atrás, no Allianz Parque, por 1 a 0, e tem a vantagem do empate. E não é apenas na competição nacional que a dupla tem briga acirrada.

Na Libertadores, além da possibilidade de se encontrarem novamente nas semifinais, os dois times travam um duelo pela artilharia. O Palmeiras é o time brasileiro que mais fez gols na história da competição: 305 vezes. O segundo é justamente o Cruzeiro, com 10 a menos. O São Paulo tem 279 gols no total, seguido pelo Grêmio, atual campeão da Libertadores, com 274.

Curiosamente, nessa edição do torneio sul-americano, os dois estão empatados no quesito gols marcados. Junto ainda com o Grêmio, eles formam o ataque mais positivo da competição continental, com 18 gols cada um. Entre os times que ainda seguem vivos na Libertadores, o Boca aparece na quarta colocação, com 16 gols.

O Cruzeiro terminou a fase de grupos com o ataque mais positivo: 15, incluindo duas goleadas seguidas. Derrotou o Vasco por 4 a 0, e despachou a Universidad de Chile por 7 a 0. O Palmeiras foi o dono do segundo ataque mais positivo na primeira fase da competição, com 14 gols marcados.

Na briga pela artilharia individual, o time do técnico Luiz Felipe Scolari leva vantagem: o colombiano Borja é o atual vice-artilheiro da Libertadores, com 8 gols, atrás de Wilson Morelo, do Independiente Santa Fé, da Colômbia, já eliminada da competição. O jogador do Cruzeiro que mais marcou até agora foi Thiago Neves, com 5 gols, seguido por Sassá, que tem 4 e Arrascaeta, com 3. Bruno Henrique é o segundo melhor artilheiro do Palmeiras na Libertadores, com 3 gols.

Além do jogo de hoje e da possibilidade de confronto nas semifinais da Liberta, Palmeiras e Cruzeiro têm outro encontro marcado: domingo, às 11h, no Pacaembu, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os objetivos e as pretensões dos dois times, no entanto, são distantes. O Verdão sonha com o título: é o vice-líder da competição, com 50 pontos, a apenas um do líder São Paulo. Já o time celeste é o sétimo colocado, com 37 pontos e tem poucas chances de título.