Libertadores Amstel

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

A história do palco do próximo duelo do Grêmio na Libertadores

Atual campeão sul-americano, clube gaúcho enfrentará o Atlético Tucumán, na Argentina

A casa do Atlético Tucumán na Argentina (Divulgação)
Escrito por

O Grêmio enfrentará o Atlético Tucumán na próxima terça-feira, às 21h45 (de Brasília), pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, em um estádio pouco conhecido entre os grandes palcos argentinos: o Monumental José Fierro.

No passado, o palco de mais um duelo entre Brasil e Argentina pela competição sul-americana já recebeu o nome de "Grand Stadium", por ter, na época da sua inauguração - 21 de maio de 1922 -, as maiores dimensões entre os estádios da região norte do país (105m x 70m).

Mais tarde, ele foi rebatizado com o nome de um dos presidentes mais importantes da história do clube, José Fierro. Quando foi inaugurado, o estádio tinha capacidade para cinco mil torcedores. Depois de passar por várias reformas e ampliações, comporta atualmente 35.200 torcedores, na cidade de San Miguel de Tucumán, no noroeste argentino.

Essa é a primeira vez, em seus 115 anos de história - completará 116 no próximo dia 27 - que o Atlético Tucumán disputará as quartas de final da Copa Libertadores. É também apenas a segunda vez que o modesto clube argentino disputa a principal competição do continente - a primeira foi ano passado, quando parou na primeira fase.

Nas oitavas, o time argentino eliminou o Atlético Nacional, da Colômbia, depois de vencer o jogo de ida, em casa, por 2 a 0, e perder o de volta, fora, por 1 a 0. O Grêmio, atual campeão da competição, passou pelo Estudiantes, da Argentina, com sofrimento. Garantiu a vaga em sua arena, nos pênaltis, com a vitória por 5 a 3, após ganhar por 2 a 1 no tempo normal.

O Atlético Tucumán fez oito jogos até agora na Libertadores, com a campanha de quatro vitórias, três derrotas e um empate. Dos quatro triunfos, três foram no Monumental José Fierro. Desde o ano passado, o clube passa pela melhor fase da sua história, acendendo a torcida, que tem feito do estádio o seu caldeirão. Atualmente, o time ocupa a terceira colocação no Campeonato Argentino.